• Município não transfere setor de psiquiatria do HMNSE

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 05/04/2020 12:30

    Na última sexta-feira, a vereadora Gilda Beatriz denunciou que o setor de emergência psiquiátrica do Hospital Municipal Nelson de Sá Earp (HMNSE) não foi transferido para outra unidade hospitalar, como foi prometido pela Prefeitura no final do mês de março. O objetivo da transferência de atendimentos da unidade para outro local se dá pela transformação temporária do HMNSE em uma unidade de referência no combate do Coronavírus em Petrópolis.

    Saiba mais: HMNSE terá 82 leitos para o tratamento de pacientes com Covid-19

    “Recebi as informações da permanência do setor de emergência psiquiátrica no HMNSE, mesmo com o local convertido em uma unidade de referência para atender exclusivamente casos de coronavírus. É importante considerar que alguns dos pacientes psiquiátricos fazem parte do grupo de risco da COVID-19, como é o caso dos idosos”, disse a vereadora Gilda Beatriz.

    Segundo as informações encaminhadas à parlamentar, ocorreu uma tentativa de transferência do setor para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Nise da Silveira, porém, por orientação do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ), a transferência só poderia ser feita para um hospital com emergência geral, pois muitos pacientes necessitam de cuidados clínicos, até mesmo de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs).

    “É claro que o CAPS Nise da Silveira não teria condições de receber esses pacientes, principalmente pelas necessidades clínicas. Porém, não podemos deixar, neste momento, os pacientes da área psiquiátrica com o risco de contaminação pelo coronavírus. Mais uma vez, a saúde mental é deixada de lado em nosso município”, lamentou a parlamentar.

    A vereadora também afirmou que oficiou o Executivo Municipal e protocolou uma indicação na Câmara Municipal de Petrópolis solicitando a resolução do problema. No ofício, a parlamentar considerou a transferência do setor ortopedia, que atualmente está funcionando no Hospital Alcides Carneiro (HAC).

     

    Últimas