• Município alerta para golpe do “falso fiscal” do Procon e pede que consumidores denunciem os casos na delegacia

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  • 01/09/2020 15:36

    O Procon está alertando os consumidores sobre falsos fiscais que estão indo em estabelecimentos comerciais anunciando fiscalizações indevidas. De acordo com o órgão, o golpe foi denunciado essa semana por pessoas que receberam a visita desses estelionatários. 

    Segundo o Procon, a tentativa dos golpes é similar à ocorrida meses atrás, quando golpistas se passaram por fiscais da Vigilância Sanitária. Em nota, o órgão ressalta que, nas autuações e fiscalizações, os fiscais, além de estarem uniformizados, se identificam apresentando a carteira funcional. Eles também justificam o motivo da ação.

    “É importante que as pessoas denunciem na delegacia esse golpe para que possamos investigar e atuar na identificação dos golpistas”, disse a delegada titular da 105ª Delegacia de Polícia (DP), Juliana Ziehe. Segundo ela, nos últimos dias não foram registrados boletins sobre esse tipo de golpe, mas houve casos no início da pandemia do Covid-19. 

    Na nota, o Procon orienta também aqueles que se sintam alvos de uma tentativa de golpe entrem em contato com o órgão – por meio do telefone (24) 2246-8477 – para se certificar de que, de fato, há uma fiscalização em curso.

    “O Procon não faz contato com os consumidores solicitando algum documento sem que seja informado um protocolo de atendimento prévio e sem que haja identificação do atendente. Ao desconfiar de que a pessoa que entrou em contato não seja do Procon, a orientação é que encerre a ligação e ligue para o nosso atendimento para buscar informações oficiais sobre a ações em curso. O mesmo vale para a suspeita de crime cometido por falsos agentes de fiscalização. Também é importante registrar o fato junto à delegacia de Polícia Civil para que possa ser feita investigação”, alertou a coordenadora do Procon, Raquel Motta, fazendo referência a relatos de que funcionários do Procon estão pedindo informações sobre documentos de pessoas para uma suposta nova edição do chamado “Feirão Limpa Nome”. 

    Segundo do Procon, o sistema telefônico foi aprimorado para atender a população neste momento de pandemia. Em seis meses, segundo o órgão, foram realizados mais de três mil atendimentos. O Procon informou ainda que os atendimentos passaram efetivamente a serem registrados no sistema nacional de Procons (Sindec).

     

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