• Mudanças no trânsito para os Jogos começam no próximo dia 18 no Rio

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/07/2016 16:15

    O Rio de Janeiro já está na reta final de preparação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Para que o sistema viário da cidade no período das competições funcione de forma eficiente, a Prefeitura do Rio está programando uma série medidas para garantir as condições adequadas de fluidez, tanto para o deslocamento dos participantes das competições quanto para o funcionamento do trânsito em geral.

    A partir do próximo dia 18, começam a vigorar as novas regras que ampliam as restrições à circulação de caminhões na cidade e também as limitações de acesso à Ilha do Fundão. Além dessas, após o dia 25 deste mês, a Linha Amarela terá adequações nos acessos e mudanças na via para o período olímpico. Após estudo, restrições a caminhões foraM ampliadaS

    As regras de limitação de caminhões serão ampliadas. Os principais pontos de restrição serão a Avenida Brasil, a Linha Amarela, a Linha Vermelha e outros dois polígonos – um compreendendo áreas da Zona Norte e Oeste e outros a região do Centro e da Zona Sul. As áreas de restrições foram definidas pela prefeitura após estudos do impacto que os caminhões causam ao trânsito e de reuniões realizadas com representantes dos setores envolvidos nas operações de transporte de carga na cidade, como transportadoras, operadores logísticos e comerciantes. As mudanças buscaram conciliar as necessidades dos eventos olímpicos com o menor impacto possível nas operações de carga rotineiras da cidade.

    Av. Brasil – circulação proibida em ambos os sentidos, no trecho entre Realengo e Av. Francisco Bicalho, nos dias úteis das 6h às 10h e das 17h às 21h;

    Linha Amarela – circulação proibida em ambos os sentidos, em toda sua extensão, nos dias úteis das 6h às 11h e das 17h às 21h, e aos sábados das 6h às 14h;

    Linha Vermelha – permanece a proibição em vigor, em toda sua extensão, em ambos os sentidos, todos os dias, durante 24h;

    Polígono 1 – Zona Norte e Zona Oeste – entrada e circulação proibidas nos dias úteis das 6h às 11h e das 17h às 21h, e aos sábados das 6h às 14h;

     Polígono 2 – Centro e Zona Sul – entrada e circulação proibidas nos dias úteis das 6h às 21h, e aos sábados das 6h às 14h.

    Na área do Polígono 2 – Centro e Zona Sul é permitida a entrada e circulação de caminhões de pequeno porte, chamados Veículos Urbanos de Carga (VUC), com largura máxima de 2,70m (dois metros e setenta centímetros) e comprimento máximo de 7,20m (sete metros e vinte centímetros), somente das 11h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, sendo vedada neste período a circulação de veículos de carga com porte superior.

    Uma das principais vias de circulação da cidade, a Linha Amarela também será um importante via de acesso durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, fazendo a conexão entre importantes locais, como o Parque Olímpico, o Engenhão, a Vila Olímpica, Avenida Brasil e o Aeroporto Internacional Tom Jobim. Para facilitar a circulação da família olímpica, serão implantadas duas faixas olímpicas, uma em cada sentido, para priorizar o deslocamento dos atletas e organizadores para os locais de competição e aumentar a confiabilidade dos tempos de viagem previstos.

     Para isso, entre os dias 25/07 e 22/08, de segunda a sexta-feira, serão implantadas algumas medidas para adequar a Linha Amarela ao cenário olímpico. A principal dela será o cancelamento da reversível que atualmente funciona no horário da manhã.

     Além disso, alguns acessos serão fechados: 1A (Estrada do Pau-Ferro), 2 (Méier), 3 (Engenho de Dentro), 4 e 4A (Av. Dom Helder Câmara), todos no sentido Fundão, de segunda a sexta-feira das 6h às 10h. O acesso 8 (Rua Leopoldo Bulhões), sentido Barra, será fechado de segunda a sexta-feira das 15h às 21h. A operação de fechamento do acesso 8, sentido Fundão, que atualmente já é realizada pela manhã será mantida.

    A CET-Rio orienta os motoristas para que utilizem como alternativa as seguintes vias: Grajaú-Jacarepaguá, Rua Dias da Cruz, Rua Goiás e Avenida Dom Helder Câmara. Sinalizações específicas, com placas e faixas, serão instaladas para orientar e informar os motoristas. Todos os painéis de mensagens variáveis da Linha Amarela e mais 18 painéis da prefeitura, posicionados em pontos estratégicos, vão informar sobre as alterações.

     A CET-Rio também recomenda a utilização do transporte público. Para aqueles que a utilização do veículo de passeio for indispensável, a recomendação é que procurem planejar seus deslocamentos por novos trajetos e em horários alternativos.


    Ponte do Saber e acesso à Ilha do Fundão serão fechados parcialmente

    A Cidade Universitária, na Ilha do Fundão, terá papel importante na circulação olímpica. Para adequar a tráfego viário para o período olímpico, a partir do dia 18/07, não será permitido trânsito de passagem durante o período da tarde. A circulação dentro da Cidade Universitária, pelo Acesso 3, ficará restrita aos veículos que terão como destino a própria Ilha do


    Últimas