• Mudança em vagas gera multa e confusão na cidade

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/09/2018 07:00

    A reorganização das vagas de estacionamento rotativo na cidade está deixando os usuários confusos. Na última semana, a CPTrans anunciou a criação de 43 novas vagas para estacionamento gratuito na cidade, apesar disso, usuários alegam não encontrar algumas dessas vagas. No Bosque do Imperador, por exemplo, uma das vagas destinadas a idosos foi removida, dando lugar a duas novas vagas para o rotativo normal. Quem não prestou atenção e estacionou no local, acabou sendo multado. Os usuários reclamam que falta sinalização e informação por parte dos funcionários do Sinal Park.

    Leia também: CPTrans amplia o número de vagas de estacionamento para idosos   

    O eletricista Wilson Ribeiro estacionava com frequência na vaga preferencial para idosos no Bosque do Imperador, próximo ao Palácio Grão Pará. Na última quinta feira, estacionou no local como de costume, para levar sua mãe, de 79 anos, ao médico, que fica no Shopping Dom Pedro II. Quando retornou ao carro, 90 minutos depois, percebeu que foi multado. Só então notou que a placa que indicava que a vaga era destinada a idosos havia sido removida.

    “Eu não prestei atenção, porque sempre paro ali para levar minha mãe ao médico. Ela é idosa e estávamos com o cartão dela que é cadastrado na CPTrans. Achei um absurdo, não havia nenhum aviso sobre a mudança de local. Ainda tentei argumentar com a funcionária, mas não teve alternativa, tive que pagar a multa de R$ 42”, desabafou o eletricista.

    Segundo Wilson, a funcionária responsável pelo trecho do rotativo não soube informar para onde a vaga foi transferida. Na tarde dessa segunda-feira, a equipe da Tribuna esteve no local, e também questionou um funcionário da Sinal Park, que não soube dizer onde haviam vagas gratuitas próximas ao entorno da praça. 

    O Bosque do Imperador é um dos principais pontos de busca de vagas de estacionamento por usuários que vão até o INSS e às clínicas médicas que ficam nos Shoppings Santo Antônio e Dom Pedro II. Na última semana, a Prefeitura anunciou a ampliação de 66,16% das vagas de rotativo gratuitas. Segundo a CPTrans as vagas foram reorganizadas, e agora há um total de 108. 

    No entanto, a vaga que existia no Bosque do Imperador foi removida e ainda não foi recriada em outro local. De acordo com a CPTrans, uma nova vaga será criada na área, ainda este mês, em local que facilite o acesso aos usuários, como próximo ao INSS.


    Procedimento para garantir direito a uma das vagas gratuitas

    Para parar em uma das vagas destinadas a idosos é necessário ter o cadastro atualizado na CPTrans. Para isso, é só comparecer à Rua Alberto Torres 115, Centro, de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h. É necessário ter mais de 60 anos, levar a documentação do veículo, carteira de habilitação, comprovante de residência e preencher um formulário no local. A renovação é feita anualmente e o idoso recebe um comprovante que deve ser mantido no painel do veículo para utilização da vaga por até três horas.

    Já para deficientes físicos, a renovação é a cada cinco anos. O procedimento é semelhante, mas exige laudo médico atualizado comprovando a doença. A carteira de habilitação tem que ser do próprio deficiente ou da pessoa responsável por dirigir para ela.

    Últimas