• Morre em Petrópolis professor Jeronymo Ferreira Alves Netto

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/11/2019 17:30

    Morreu em Petrópolis, na madrugada desta sexta-feira (8), aos 82 anos, o professor de História Jeronymo Ferreira Alves Netto, membro titular do Instituto Histórico de Petrópolis e da Academia Petropolitana de Letras. Ele estava internado há uma semana no Hospital São Lucas. Uma das pessoas de maior projeção no meio educacional da cidade, Jeronymo foi aluno da terceira turma de bacharelados e licenciados da então Faculdade Católica de Filosofia, Ciências e Letras de Petrópolis, onde colou grau em fevereiro de 1964. Recebeu vários prêmios de pesquisa histórica de diversas instituições e a medalha de ouro do mérito universitário por serviços prestados à Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Seu conhecimento também ficou registrado em livros de sua autoria e nos diversos artigos publicados na imprensa petropolitana e no site do Intituto Histórico de Petrópolis.

    Mestre em Educação pela Universidade Autônoma de Guadalajara, foi reconhecido com o título Doutor Honoris Causa pela UCP. Ele lecionou na universidade por 55 anos e foi o segundo diretor do Colégio de Aplicação, de 1970 a 1981. Jeronymo também era Associado Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico Militar Brasileiro e Associado Honorário da Academia Petropolitana de Educação, além de ter colaborado no trabalho de resgate histórico da Diocese de Petrópolis.

    Por meio de nota enviada pela Diocese de Petrópolis, o bispo Dom Gregório Paixão manifestou sua tristeza pela perda do professor Jeronymo, agradecendo por todo trabalho realizado por ele junto à UCP e à Diocese. Ele também manifestou sua solidariedade aos familiares do professor, “certo de que o Senhor Ressuscitado, que venceu a morte, o recebeu no céu, junto à Mãe de Jesus e os santos”.

    A Universidade Católica de Petrópolis decretou luto de três dias em sinal de pesar pela morte do professor, que a instituição descreve como “figura ímpar na história da Universidade Católica de Petrópolis e do Colégio de Aplicação da UCP”.

    “Estou tomado por sentimentos de saudades e de gratidão. O itinerário desenhado por Deus e vivido pelo Prof. Jeronymo brilha diante dos olhos de todos aqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo e de fazer parte de sua história. Sua importância é reconhecida não apenas para nós da UCP e Colégio de Aplicação, como também para toda educação petropolitana. Como ex-aluno, seu orientando, como reitor e diretor do colégio, só tenho a agradecer pelo magistério e pela imensurável contribuição do professor Jerônimo. Ele faz parte da história da UCP e do CAUCP e de uma imensa multidão de gerações que o tiveram como professor, gestor e amigo. Era um excelente profissional e de uma bondade exemplar”, disse o reitor da UCP e diretor do CAUCP, Pe. Pedro Paulo de Carvalho Rosa.

    O Vigário geral da Diocese de Petrópolis, Monsenhor José Maria, irá celebrar Missa de Corpo Presente às 15h, na Capela do Colégio Santa Catarina. O corpo o professor Jeronymo Ferreira Alves Netto está sendo velado na Capela Oswaldo Cruz, no Centro, e será enterrado em cerimônia prevista para as 16h desta sexta-feira (8), no Cemitério Municipal.

    *Atualizado às 11h38

    Últimas