• Moradores denunciam falta de médico

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/04/2017 11:25

    Os moradores da FazendaInglesa se reuniram na manhãde ontem no centro comunitáriodo Alto da Derrubadapara protestar contra a faltade médico no Posto de Saúdeda Família (PSF) que atendea região. O profissional queatendia na unidade saiu noinício de janeiro e desde entãoa comunidade está sematendimento médico. “É o nosso direito terum médico no posto. Nossacomunidade é longe e semum médico não estamosconseguindo atendimentoem outras unidades”, contoua moradora Heloísa Honorato,de 53 anos.

    Ela contaque os moradores não estão conseguindo marcar examese deixando de comprar medicamentosdevido a falta deprofissional. “Precisamos deencaminhamento do postopara fazer exames, e sem afalta de médico não há comoconseguirmos. Além disso,não estamos conseguindocomprar os remédios porquenão há o médico para dar areceita”, disse.

    De acordo com os moradores,os atendimentosem outras unidades comoo Centro de Saúde da RuaSantos Dumont estão sendonegados. “Quando chegamoslá dizem que temos que procuraro nosso posto”, contoua moradora Lúcia Maria de Souza da Silva, de 57 anos.

    Os moradores tambémrelatam dificuldades financeiraspara o deslocamento paraprocurar atendimento. “Temgente que não tem dinheiropara ir pro Centro da cidadeem busca do médico. Temosum posto aqui, na nossa comunidadeé aqui que precisamosser atendidos”, ressaltouHelena Rafael, de 66 anos.

    Quem precisa fazeracompanhamento médico,como hipertensos e diabéticostambém relatam dificuldades.“Fiz exames no anopassado e estão vencendoporque não tenho para quemmostrar. Minha pressão é altae tenho problemas de rins preciso ir com frequênciaao médico para fazer acompanhamento”,contou IvaneteRodrigues, de 48 anos. OPSF da Fazenda Inglesa funcionacom o programa saúdeda família há 17 anos. A unidadefica localizada em umimóvel anexo a igreja NossaSenhora Aparecida. A unidadecerca de mil famílias. 

    A Secretaria de Saúde convocoudesde o início da gestão40 concursados, destes, 10médicos da Saúde da Famíliae seis clínicos gerais foramconvocados neste mês. Assimque os profissionais forem seapresentando, um será direcionadocom prioridade parao PSF da Fazenda Inglesa..

    Últimas