• Moradores contratam limpeza e capina de rua

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/02/2016 10:01

    Moradores da Rua Barão de Águas Claras estão indignados com a falta de capina e a situação irregular da coleta de lixo no local. Há 15 dias, contaram que após ligarem 58 vezes para a Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep), uma equipe foi encaminhada para realizar a capina, que não acontecia há 8 meses. Eles pedem que a prefeitura tome providências, mas enquanto isso providenciam maneiras de contornar a situação. 

    Os moradores estão desenvolvendo um projeto chamado Petrópolis limpa, que tem como objetivo conscientizar e orientar cada cidadão que vive na cidade, para colocar o lixo na hora da coleta. Cesar Magno Murilo dos Santos, de 49 anos, é empresário e mora há 13 anos na Rua Arthur Barbosa. Ele é um dos idealizadores do projeto e contou como faz a sua parte para ajudar a ter uma cidade mais limpa. 

    Na rua, os moradores contribuem com uma quantia por mês para que alguns serviços sejam realizados. Nas últimas semanas, um caminhão foi alugado para retirar um entulho que estava há meses próximo ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e também a um colégio particular. “Não sabemos quem jogou. Já que a prefeitura não retira, fizemos o nosso papel”, comentou. 

    A situação de abandono no local não é recente. “Há anos enfrentamos o descaso. A capina só é feita uma vez a cada 12 meses. Não tem como conviver com isso. Então, para evitar até mesmo a sujeira na rua, pagamos uma pessoa para varrer aqui uma vez por semana”, disse. Ao todo, a Barão de Águas Claras e a Arthur Barbosa, concentram cerca de 200 moradores. Até os buracos nas ruas, eles estão pagando para consertar. “Quando uma lâmpada queima e a prefeitura não providencia o reparo, nós mesmos fazemos a troca”, contou. Atualmente, eles compraram caçambas de lixo recicláveis para estimulares a coleta seletiva. 

    Os moradores são exemplos de cidadania, mas não deixam de pontuar que os serviços prestados pela prefeitura não atendem da maneira como deveria, os problemas que a cidade enfrenta. “A Prefeitura quando aparece por aqui para fazer qualquer intervenção deixa o resto do material de qualquer forma, esquece de recolher e deixa a rua ainda em situações piores do que estava”, reclamou. Questionada sobre os problemas apontados pelos moradores, a prefeitura não se pronunciou até o fechamento desta edição. 

    Com o projeto Petrópolis limpa, Cesar pretende atuar na conscientização da sociedade para que cuidem do lixo, da calçada e do espaço como um todo. “Também vamos fazer uma cartilha da limpeza pública de Petrópolis. Nossa cidade não merece permanecer nesse estado”, concluiu. 


    Últimas