• Monsenhor José Maria Pereira é nomeado Vigário Geral da Diocese de Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 12/04/2019 20:00

    Monsenhor José Maria Pereira, 60 anos, foi nomeado pelo bispo de Petrópolis,  Dom Gregório Paixão, OSB, para o cargo de Vigário Geral da Diocese. O bispo nomeou o Padre Dênis de Souza Bispo, 34 anos, para ser o presidente do Centro Educacional Terra Santa e o Padre Lucas Thadeu da Silva para ser o assessor diocesano para as escolas paroquiais da Diocese. Os três foram nomeados para os cargos que eram exercidos por Monsenhor Paulo Daher, falecido no dia 30 de março

    Com a nomeação, Monsenhor José Maria Pereira conforme prescrito no Código de Direito Canônico, passa a responder pela Diocese e a representar o bispo sempre na sua ausência, ajudando-o nos trabalhos pastorais e eclesiásticos. Monsenhor José Maria vai acumular o cargo de Vigário Geral com o de Pároco de São José do Itamarati, cargo que assumiu no dia 10 de março. 

    Padre Dênis de Souza assume a presidência do Centro Educacional Terra Santa e dará continuidade aos trabalhos iniciados por Monsenhor Paulo Daher. A Diocese de Petrópolis, por meio da Mitra Diocesana, assumiu a direção do Centro ano passado, após acordo com a Província Franciscana da Imaculada Conceição, da Ordem dos Frades Menores (OFM), que administrava o Terra Santa e manifestou, em carta entregue ao bispo, o desejo de que a Diocese assumisse os trabalhos do Centro Educacional. 

    Padre Lucas Thadeu também dará continuidade ao trabalho de Monsenhor Daher junto às escolas paroquiais. Estas escolas representam um grande trabalho de educação da Igreja em convênio com a Prefeitura, recebendo alunos da rede municipal de ensino. Os dois sacerdotes – Padre Denis e Padre Lucas – vão contar com o apoio da professora Maria Nilva, coordenadora da Pastoral da Educação e das Escolas Paroquiais e que há anos trabalhava com Monsenhor Daher. 

    O novo Vigário Geral da Diocese, Monsenhor José Maria Pereira nasceu em 2 de Março de 1958 na cidade de Senhora dos Remédios – Minas Gerais. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1976, quando começou a trabalhar no Mosteiro de São Bento. Em 1978, ingressou no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino onde cursou o Ensino Médio e a Faculdade de Filosofia. De 1983 a 1986 cursou Teologia na Escola Teológica da Congregação Beneditina do Brasil, do Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro.

    Ele foi ordenado sacerdote no dia 7 de dezembro de 1986 e no início de seu ministério, foi vice-reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, do qual foi reitor anos mais tarde. Antes, porém, Monsenhor foi reitor da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e juiz do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Niterói. Durante o período em que foi reitor do Seminário fundou o Educandário Nossa Senhora do Amor Divino, permitindo que alunos externos estudassem no Seminário, junto com os seminaristas que fazem a preparação para o sacerdócio. 

    Últimas