• Missas, procissão e Festa na Paróquia de São Judas Tadeu

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/10/2016 14:00

    Hoje, dia 28 de outubro, ocorre a Festa de São Judas Tadeu, na paróquia do santo, localizada na Mosela. Durante todo o dia os fieis poderão participar de missas e da procissão solene. A festa também contará com barraquinhas de doces, salgados, artigos religiosos e bolo do padroeiro. A expectativa é de cerca de seis mil pessoas visitem a igreja durante todo o dia.

    São Judas Tadeu é um dos santos mais populares da igreja, sendo considerado como o santo dos desesperados e aflitos, o santo das causas sem solução e das causas perdidas. “São Judas é um santo muito popular. Esperamos cerca de seis mil fieis nos visitem durante todo o dia. Muitos moradores do bairro prestigiam a comemoração, mas, um público muito grande vem de fora, de outros bairros como Castrioto”, disse Renato Wendling, tesoureiro da paróquia.

    A programação da festa começa às 7h, com missa dos devotos e equipes de trabalho. Às 9h tem missa da Escola São Judas Tadeu e às 11h, missa das Pastorais da comunidade. Já as 14h ocorre a missa dos Enfermos, quando as pessoas que estão passando por algum tratamento de saúde buscam uma benção especial. Já às 16h30 tem missa dos dizimistas e benfeitores. Neste mesmo dia, 28 de outubro, será comemorado o dia do funcionário público e para eles, está marcada uma missa especial às 18h. A partir das 19h tem procissão de São Judas Tadeu e às 20h tem missa solene da comunidade com Dom Gregório.

    “Como a festa vai ocorrer no dia do feriado do funcionário público, acreditamos que o número de fieis seja maior nesse ano. Além da missa em intercessão por eles, teremos a procissão que vai acontecer com ou sem chuva. Sairemos da igreja e seguiremos caminhamos até o final da Mosela”, explicou Renato.

    Tradição: Pastel de São Judas Tadeu

    Quem visitar a igreja de São Judas nesse dia poderá conferir nas barraquinhas, as vendas típicas de doces e artigos religiosos. No entanto, o que os fieis mais procuram na festa é o tradicional pastel de São Judas. “São dois tipos de recheios, carne e queijo. No ano passado vendemos cinco mil e quinhentos pasteis e, se o tempo ficar bom, com sol, acredito que venderemos ainda mais nesse ano”, contou Renato. Para os pasteis são usados 180 quilos de carne moida e cerca de cem quilos de queijo. O quitute é preparado pelos fieis que ajudam e trabalham nas ações da paróquia.

    Outro item muito procurado pelos fieis é o bolto do padroeiro. “Fazemos uma parte aqui na igreja mas também recebemos doações. Vende muito é bom e as pessoas adoram. O bolo é um pão de ló recheado com cobertura, feito com muito amor”, disse Renato.

    Para os fieis, ajudar na festa é uma forma de demonstrar o tamanho da fé. “Sou devoto de São Judas há muito tempo. Ele já me ajudou demais. Faço questão de ajudar nessa comemoração. Sou muito feliz por tê-lo na minha vida. São Judas mora no meu coração”, afirmou, emocionado, Celso Lameira.

    A Companhia Petropolitana de Trânsito (CPTrans) informou que agentes de trânsito atuarão no local, orientando os motoristas e acompanhando a procissão.

    Últimas