• Ministério da Saúde lança aplicativo para facilitar atendimento no SUS

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/09/2018 18:03

    Serviços, informações eutilidades públicas em saúdea um toque dos pacientesdo Sistema Único de Saúde(SUS), e o melhor: sem sair decasa. Essa praticidade já estádisponível a toda populaçãono aplicativo Meu DigiSUS,plataforma móvel e digitaldisponibilizada pelo Ministérioda Saúde para dar comodidadee autonomia aos usuários edar agilidade aos serviços noSUS. Por meio dele, a populaçãojá pode acompanhar viacelular, suas consultas e examesambulatoriais nas UBSinformatizadas; dispensação demedicamentos; visualização dohistórico de suas solicitações;posição na fila do SistemaNacional de Transplantes;entre outras funcionalidadesrelacionadas à saúde pública.

    Até o momento, já foramrealizados 1,2 milhão de downloadsdo Meu DigiSUS, entresmartphones com sistemas IOSe Android. Um dos principais benefíciosdo aplicativo é o melhoratendimento aos pacientes doSUS, onde eles poderão se tornarfiscais, avaliando o atendimentorealizado, e denunciando fraudesem qualquer canto do país,além de possibilitar aos gestoresmunicipais, estaduais e da Uniãoum planejamento adequado dosetor, permitindo o aprimoramentoconstante desses serviços.A unificação dos serviços emuma única ferramenta tambémpermitirá a correta aplicação dosrecursos públicos.

    Para o diretor do Departamentode Informática do SUS(DATASUS), do Ministérioda Saúde, Guilherme Teles, oaplicativo vai reduzir custose diminuir as filas presenciaisnas estruturas físicas nos estadose municípios. “Em todo omundo, o uso da Saúde Digitaltem constantemente mudadoa forma de organização e disponibilizaçãodos serviços desaúde. No Brasil, este aplicativoirá justamente realizar isso,por meio da melhoria constanteda qualidade dos serviços,dos processos, da prevençãoe prioritariamente da atençãoà saúde”, afirmou Guilherme.

    Pela plataforma móveloficial do SUS, o cidadãoconsegue encontrar hospitais,unidades de saúde e outrosestabelecimentos próximosde sua residência; identificarfarmácias participantes doAqui tem Farmácia Popular eacompanhar os medicamentosque o cidadão retirou, além deavaliar o atendimento dessesserviços. Também é possívelacessar uma linha do tempode cada atendimento realizadopelo SUS, além do CartãoNacional de Saúde e os dadospessoais, com informaçõessobre nutrição e alergias.

    O aplicativo está em funcionamentohá três anos e já éreconhecido pela sua inovaçãotecnológica. A plataforma éinterligada às 19.788 UnidadesBásicas em Saúde (UBS) quejá estão informatizadas em3.780 municípios, totalizando106.179.196 pessoas cobertas.Ao todo, 11 sistemas estãointegrados no aplicativo, entreeles o Cadastro Nacional deUsuário do SUS (CADSUS),Cadastro Nacional de Estabelecimentosde Saúde (CNES),Farmácia Popular e os SistemasNacional de Transplantes(SNT), de Regulação (SISREG),de Atenção Básica (eSUSAB) e o Hemovida.

    Como baixar o aplicativo
    Para realizar seu primeiroacesso, baixe o aplicativo MeuDigiSUS na loja compatívelcom o celular e insira algumasinformações básicas como: CPF,nome da mãe e e-mail. Após isto,o sistema localizará o seu cartãoe enviará ao correio eletrônicocadastrado uma mensagem paraverificação de segurança. Apóseste passo, você visualizará onúmero do seu Cartão Nacionalde Saúde e terá acesso as suasinformações de saúde.Se não conseguir entrar noaplicativo, o Ministério da Saúderecomenda que o usuário procurea unidade de saúde mais próximada sua residência para que o seucadastro possa ser realizado. Paraoutras dúvidas, ligar na Ouvidoriado SUS, no 136.

    Aplicativo MeuDigiSUS é premiado
    No último dia 18 de agosto,o aplicativo Meu DigiSus foireconhecido com o prêmio Casede Sucesso durante 9ª ediçãodo 4CIO-DF 2018, realizadaem Florianópolis (SC). O eventoé um dos maiores do ramo datecnologia da informação (TI)e reúne os responsáveis pela TIdas principais empresas do Brasil- CIOs ou Chief InformationOfficer. A comissão avaliadoraselecionou cinco Cases de Sucessopara concorrer ao prêmiofinal. Entre as instituições escolhidasestavam a Companhia deSaneamento Ambiental do DF(Caesb) e a Secretaria de Estadode Educação do DF.

    Últimas