• Minha Casa, Minha Vida: sonho realizado para uns e dilema da espera para outros

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 12/11/2018 09:18

    O sonho da casa própria é compartilhado pela maioria dos brasileiros. Já há alguns anos, esse sonho tem se tornado possível com a ajuda de financiamentos que oferecem condições de pagamento acessíveis às famílias de baixa renda. Em outubro, a servidora pública estadual Solimar Pinto Pereira conseguiu conquistar esse sonho, com a entrega do empreendimento Cenário de Monet, em Corrêas.

    Assim como a servidora, outras 240 famílias também estão realizando este sonho através do programa Minha Casa, Minha Vida. O programa é uma iniciativa do Governo Federal, em parceria com estados, municípios, empresas e entidades sem fins lucrativos, com condições de financiamentos de moradias em áreas urbanas para famílias com renda entre R$ 1,8 a R$ 7 mil reais. 

    “Além da finalidade de moradia própria, escolhi comprar esse empreendimento como um investimento futuro. Uma oportunidade para minha família, meus filhos. Os imóveis, principalmente em Petrópolis, são muito caros, fora do nosso alcance. Quando vi a divulgação do programa, logo aproveitei a oportunidade”, destacou Solimar.

    O empreendimento, construído pela Riooito, foi oferecido pela faixa 3 do programa Minha casa, Minha Vida. O perfil dos compradores é formado por 80% de pessoas da região e 20% de pessoas de outras localidades. As chaves dos imóveis foram entregues no dia 27 de outubro, dois meses antes da data prevista. 

    Além da entrega antecipada, a diretora da Riooito Mariliza Fontes Pereira conta que os imóveis já valorizaram quase 50% em dois anos (o empreendimento foi lançado em 2016). “Temos clientes revendendo a unidade e obtendo um excelente retorno. Quem fechou negócio conosco há cerca de dois anos e meio está revendendo hoje com uma valorização de 47%”, afirma.

    Para Mariliza, a Região Serrana tem forte potencial para construções pelo programa Minha Casa, Minha Vida. Além deste, a Riooito está construindo em Itaipava o Cenário da Montanha, que tem um total de 640 unidades, e ainda tem unidades a venda.

    Por outro lado, apesar de a região ser favorável a esses grandes empreendimentos, o sonho da casa própria ainda está longe de ser realizado por muitos brasileiros. Em Corrêas mesmo, na região do Caetitu, o condomínio residencial que vinha sendo construído pela construtora Andrade Almeida entre os anos de 2013 e 2014 não saiu da promessa. A obra foi abandonada e a Caixa Econômica estava em processo de seleção de uma nova empresa para dar continuidade à obra.

    Outras famílias que sofrem com a espera pela entrega da casa própria são os proprietários dos imóveis do conjunto habitacional do Vicenzo Rivetti. A obra, paralisada por três anos, foi retomada em 2017 e, agora, tem 97% dos imóveis concluídos. A obra feita pela Prefeitura em conjunto com a AB Construtora segue em fase de finalização para a entrega em 2019.

    Últimas