Merenda Certa: distribuição de um cartão por aluno começa na próxima semana
A Secretaria de Educação encerrou nessa semana a primeira etapa de distribuição dos cartões do Programa Merenda Certa – que disponibiliza R$ 70 para a compra de reforço alimentar para os alunos da rede municipal. Todas as escolas e Centros de Educação Infantil receberam o cartão – um por família da unidade escolar. Na próxima semana, a Educação inicia a segunda etapa do programa: as escolas receberão os cartões dos irmãos dos alunos matriculados, ou seja, cada aluno terá direito a um cartão.
“Na segunda etapa todos os alunos serão privilegiados. O objetivo é de que o valor seja utilizado para o reforço dos alunos que estão em casa, sem acesso à alimentação nas escolas, por conta do isolamento social”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.
No Colégio Anglicano, em Araras, o término da distribuição dos cartões da 1ª etapa do programa ocorreu nessa quinta-feira (30). A escola recebeu, nesse primeiro momento, 666 cartões. “Tudo ocorreu da melhor forma possível. Nos organizamos, com afastamento e álcool em gel. Pedimos aos pais que trouxessem a própria caneta e deu tudo certo. Eles ficaram gratos pela iniciativa”, contou Roni Oliveira, diretor pedagógico da instituição.
Adriana de Sá, mãe da Giovana, de 9 anos, achou a iniciativa positiva. “O que pode parecer ser pouco para alguns, é muito para outros. Toda ajuda é bem recebida nesse momento”, contou.
Os CEIs também estão distribuindo os cartões. No CEI Hermínia Matheus, no São Sebastião, foram entregues 140 cartões. “As famílias ficaram agradecidas. Junto com o cartão, entregamos um kit com guloseimas, massinha, lápis de cor e um quebra cabeça com a foto da turminha da criança. É para tentar amenizar a saudade e para que eles saibam que tudo isso vai passar e logo estaremos juntos novamente”, contou a diretora do CEI, Carla Correa.
Vale salientar que tanto os alunos dos Centros de Educação Infantil, quanto os das escolas – incluindo os que estão matriculados nas instituições que mantém parceria com o município – receberão os cartões. O investimento final do programa será de cerca de R$ 2,8 milhões, provenientes de recursos próprios do poder público.
“O cartão funcionará de forma provisória e temporária, enquanto a cidade passa por restrições devido as medidas de prevenção contra o coronavírus. Por isso, pedimos aos pais que guardem os cartões”, explica a secretária de Educação, Marcia Palma.
A Secretaria de Educação vai entregar para os gestores das escolas os cartões da 2ª fase do programa na próxima semana e a distribuição para as famílias será organizada pelas escolas com dia e horário marcado, para evitar aglomerações. Vale destacar que o poder público também entregou reforço alimentar, por meio da entrega de alimentos não perecíveis, para alunos dos Centros de Educação Infantil – mais de cinco mil conjuntos foram entregues para famílias dos alunos que tem entre 1 e 5 anos. Essas famílias também receberam o Cartão Merenda Certa. Os bebês matriculados no berçário receberam a fórmula infantil.
Leia também: Procon alerta consumidores sobre uso obrigatório de máscaras a partir desta segunda