• MercoSerra debate fortalecimento do turismo e da área tecnológica no pós-pandemia

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/06/2020 11:17

    O fortalecimento do turismo e da área tecnológica após a pandemia do Covid-19 foram os principais pontos discutidos na reunião virtual do MercoSerra (grupo criado pelas cidades da Região Serrana para o fomento o econômico) realizada na manhã desta sexta-feira (19). O encontro reuniu prefeitos e secretários das três maiores cidades serranas – Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo – e de empresários integrantes do grupo.

    O turismo é uma das principais fontes de economia da região e foi o setor que mais sofreu os impactos da pandemia do Covid-19. Só entre março e abril, foram mais de 400 demissões registradas em Petrópolis.  “Estamos totalmente atentos às ações que precisamos para o desenvolvimento econômico da região. Algumas das propostas apresentadas aqui já estamos desenvolvendo, e outras vão entrar na nossa programação para serem implantadas”, disse o presidente do MercoSerra, o empresário Luiz Fernando Gomes. O encontro teve como principal objetivo discutir a retomada gradual no pós-pandemia e as futuras ações que poderão ser desenvolvidas pelas três cidades serranas.

    Entre as propostas apresentadas está a criação da campanha “Vem Pra Serra”, com o objetivo de divulgar os atrativos turísticos da região e incentivar o turismo. “Nosso inverno esta chegando e é o nosso principal período. Precisamos promover uma campanha para estimular as pessoas a virem para a Serra e esticar essa alta temporada para além de agosto”, disse o prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen.  Segundo o presidente do MercoSerra, a campanha já está sendo elaborada e deve ser veiculada nos próximos dias. 

    O prefeito de Petrópolis, Bernardo Rossi, falou sobre o fortalecimento das Parcerias Público-Privadas (PPP) como forma de desenvolver a economia no pós-pandemia. “É o momento de união da Região Serrana para enfrentarmos esse momento e sairmos fortalecidos”, frisou.  A proposta foi elogiada pelo presidente do MercoSerra, ressaltando que “as PPPs são o futuro”.

    A proposta da criação de um fundo de investimento para a Região Serrana, feita pelo prefeito de Nova Friburgo, Renato Bravo, também foi bem aceita pelo MercoSerra.  “Esse fundo pode unir as três cidades. Tenho sido procurado por empresários que querem investir na região e colocar esse fundo em funcionamento pode ajudar”, disse o empresário.

    Os prefeitos e secretários municipais também falaram sobre as ações adotadas em cada cidade para o enfrentamento do novo coronavírus, como as medidas de restrições e isolamento social e o fortalecimento das redes de saúde. Eles também apresentaram números sobre a queda da arrecadação dos impostos nestes três meses de pandemia.

    Leia também: Restaurantes, academias e a Feirinha de Itaipava só devem ser autorizados a reabrir no dia 29

    Últimas