• Margem do Rio Piabanha é alvo de despejo irregular de entulho e lixo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/12/2019 11:00

    Na margem do Rio Piabanha, na Avenida Piabanha, no Centro, entulho e lixo se misturam à paisagem composta pelas árvores. Próximo há um dos principais pontos de visitação do Natal Imperial, há resíduos de obra e lixo verde. Embora seja uma via de grande circulação no Centro, os moradores próximos dizem que tem sido difícil coibir a prática. Segundo os moradores, pessoas de outras localidades vão à rua fazer o descarte do entulho. 

    Leia também: Caminhão capota em trecho da BR-040: 11 bombeiros foram enviados ao local

    “Há meses observo que vem gente que para o carro e deposita lixo nesta caçamba. Agora já aconteceu seguido de depositarem entulho sem sequer ensacar”, disse a ambientalista Myrian Born. Segundo a moradora, a preocupação é principalmente com as chuvas fortes que podem levar o entulho para dentro do rio. 

    “É um absurdo instalar caçambas de lixo na margem dos rios em áreas tombadas. Há o aspecto degradante do lixo num local que deve ser e foi projetado para dar prazer visual aos passantes”, disse.

    O despejo de lixo e entulho em via pública é proibido pelo Código de Posturas do município. A destinação correta é levar o material para o aterro em Pedro do Rio. A punição para quem comete a infração é a remoção imediata e multa de R$ 800. A Comdep oferece o serviço de recolhimento gratuito de até 20 sacos de entulho por meio do serviço Disque Entulho (2243-7822).

    A Prefeitura foi questionada sobre a fiscalização quanto ao descarte de entulho e o recolhimento dos resíduos, e informou que a Comdep incluiu a Avenida Piabanha para receber o serviço de remoção de entulho.

     

     

    Últimas