• Mais nove escolas de Petrópolis passarão a oferecer atendimento integral em 2020

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/12/2019 11:25

    No próximo ano, o número de escolas na rede municipal que passarão a oferecer o atendimento integral chegará a 24. Um aumento na oferta seis vezes maior em comparação com o ano de 2016, quando apenas quatro ofereciam esse tipo de atendimento. O integral garante alimentação, segurança e participação em oficinas diferenciadas durante a permanência do aluno no ambiente escolar. Os pais de alunos que ainda não fazem parte da rede municipal e que desejam inscrever seus filhos nessa modalidade devem ficar atentos: o prazo da pré-matrícula, através do site da prefeitura será do dia no dia 18 de dezembro e seguirá até o dia 6 de janeiro de 2020.

    Passarão a oferecer o ensino integral – a partir do programa PIAC – as unidades: Em Oswaldo Costa Frias (Posse); EM Antonio José de Lima (Posse); EM Sebastião Laceda (Rocio); EM Américo Fernandes Ribeiro (Vale das Videiras); CIEP Brizolão 474 Maestro Guerra Peixe Municipalizado (Cascatinha); EM Amélia Antunes Rabelo (madame Machado); EM Lúcia de Almeida Braga (Carangola); EM Professor Joaquim Deister (Floresta) e EM Darcy Correa da Veiga (Itaipava).

    Leia também: Prefeitura vai abrir concurso público em 2020 para substituir contratados por RPA

    Até 2025 o governo federal estipula que 50% dos alunos da rede precisam estar em escolas de tempo integral. “Essa mudança na rede municipal vem acontecendo gradativamente. Em 2017 eram quatro escolas que ofertavam esse tipo de atendimento, agora, passaremos para 24 escolas. O número de alunos atendidos nesses espaços em 2019 foi de mais de 1.600 alunos e a nossa meta é a de aumentar em pelo menos 50% esse quantitativo”, afirma o prefeito Bernardo Rossi, destacando que o ensino integral tem outras vantagens. “Com o integral aumentamos a oferta de alimentos para esses alunos e garantimos a segurança. Os pais podem trabalhar tranquilos porque sabem que os filhos estão sendo atendidos no ambiente escolar”, completa. 

    “Importante salientar também que a educação integral está de acordo com as metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação e também no municipal, ou seja, estamos preparando as unidades, reforçando a merenda e realizando encontros de imersão com os profissionais das escolas para garantir o melhor atendimento possível para os alunos”, explica a secretária de Educação, Marcia Palma.

    Cada escola escolheu as oficinas que serão ofertadas, respeitando a infraestrutura de cada espaço. Para cada uma delas foi oferecida a possibilidade de escolha seguindo os eixos definidos no Programa Integrado de Atendimento à Criança – PIAC: Memória, cultura e artes; Educomunicação; Esporte e lazer; Iniciação científica; Educação ambiental; Educação em direitos humanos; Prevenção e promoção da saúde e Orientação de estudos.

    Além das novas escolas, já atendem de forma integral as unidades escolares: EM Johan Noel – 4º p até o 3º ano do fundamental; EM Luiz Carlos Soares (Morin) – 5º período ao 3º ano do ensino fundamental; EM Senador Mário Martins (Caxambu) – do 4° período da educação infantil até o 5° ano do ensino fundamental; EM Monsenhor Cirillo Calaon (Jardim Salvador) – 1° período da educação infantil até o 3° ano do ensino fundamental; EM Magdalena Tagliaferro (Castelo São Manoel) – do 4° período da educação infantil até o 5° ano do ensino fundamental;  Ana Mohammad (Sargento Boening), Soroptimista (Pedras Brancas), Leonardo Boff (Duarte da Silveira / Contorno), Colégio Gunnar Vingren (Valparaíso), Professor Nilton São Thiago (Nogueira), São Francisco de Assis (Moinho Preto), São João Batista (Duarte da Silveira), Dom Pedro de Alcântara (BR-040). Além dessas, duas escolas oferecem atendimento integral a partir de projetos distintos: Escola Santo Antônio do Vale do Cuiabá / Padre Quinha e o Centro Educacional Comunidade São Jorge.

    Pré-matricula: inscrições pelo site da prefeitura

    O período de pré-matrícula 2020 da rede municipal de Educação começará no dia 18 de dezembro e seguirá até o dia 6 de janeiro de 2020. Um link será disponibilizado no site da prefeitura. Já no caso dos alunos com deficiência, o atendimento será diferenciado: os pais ou responsáveis terão prioridade nas vagas – eles deverão agendar um horário para atendimento no Departamento de Educação Especial da Secretaria de Educação e não precisarão fazer a pré-matrícula no site da PMP. Os agendamentos desses casos poderão ser feitos pelo telefone: 22468685 / 8683 / 5989, ou, ainda, presencialmente, no Departamento de Matrículas da Secretaria de Educação – Avenida da Imperatriz, nº 193 – prédio Frei Memória. Os responsáveis deverão comparecer ao Departamento de Educação Especial no dia e hora agendando (Rua Buenos Aires, 155 – Centro) do dia 18 de dezembro ao dia 06 de janeiro, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Os alunos especiais que já são da rede serão previamente agendados e comunicados. O atendimento será individualizado e os alunos serão encaminhados para as unidades que melhor os atendam.

    Nos demais casos, os pais de crianças que ingressarão na rede deverão fazer inscrição no sistema de pré-matrícula no site da PMP. Serão aceitas matrículas para 4º e 5º períodos da Educação Infantil; 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª a 9ª Fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA – Noturno).

    Informações necessárias para a pré-matrícula: Dados Pessoais (nome, data de nascimento, filiação, endereço e telefone); Ano/Período de escolaridade e CPF do Responsável. A Secretaria de Educação vai manter, ainda, polos de atendimento para quem precisar de auxilio no ato da pré-matrícula: Secretaria de Educação – Rua da Imperatriz, 193 – Centro e Polo de Educação – Estrada União e Indústria, Shopping 2000 – sala 105. O resultado será disponibilizado a partir do dia 9 de janeiro de 2020 no site da prefeitura. 

    Matrícula dos alunos que já são da rede

    Os alunos que já são da rede devem procurar a direção da escola para fazer a rematrícula ou o pedido de transferência. No ato da renovação, os responsáveis ou alunos maiores de idade deverão indicar três opções de escolas que desejam para o ano de 2020 – no caso de quem desejar transferência.

    Últimas