• Mais de duas mil pessoas na prestigiam Desfile Cívico de 7 de setembro na Rua do Imperador

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/09/2019 14:00

    Em mais um ano, petropolitanos lotaram a Rua do Imperador durante o tradicional desfile de 7 de setembro realizado nesse sábado (07.09) – Dia da Independência. Mais de duas mil pessoas participaram da parada que contou com presença de escolas, bandas marciais, instituições e militares.

    Respeitando a tradição, a cerimônia iniciou ao som do Hino Nacional do Brasil, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado do Rio de Janeiro e de Petrópolis, pelo Tenente-coronel Alan Danilo Paiva comandante do 32º Batalhão de Infantaria Leve Montanha, pelo Major Damião, representando o comando do Batalhão da Polícia Militar e pelo prefeito Bernardo Rossi.

     Na ocasião, o Tenente-coronel Alan Danilo Paiva comandante do 32º Batalhão de Infantaria Leve Montanha, falou sobre a importância do desfile para a cidade. “É a forma que temos de mostrar nosso respeito pelo país e nossa história. É uma festa cívica social e o 32º Batalhão faz questão de participar, em respeito a história dos nossos militares na cidade”.

    O evento contou com a tradicional banda do 32º Batalhão e revista da tropa feitas pelos veteranos da Força Expedicionária Brasileira, 32º Batalhão de Infantaria, DTCEA – Pico do Couto, 26º Batalhão de Polícia Militar, Guarda Civil, AMIRP (Associação dos Militares da Reserva de Petrópolis), AORE (Associação dos Oficiais da Reserva do Exército) e Programa Petrópolis Criança Cidadã, além do desfile motorizado com o 32º BIL (Jeep Club), DTCEA – Pico do Couto, 26º Batalhão de Polícia Militar, 105ª e 106º Delegacia de Polícia Civil, 15º GBM, Guarda Civil e Defesa Civil.

    Após as tropas militares, desfilaram vinte e duas instituições, como os integrantes do Programa Petrópolis Criança Cidadã – parceria entre o exército, a Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, Diocese de Petrópolis ao programa que presta assistência aos adolescentes em situação de vulnerabilidade social. E os grupos de escoteiros: Grupo Escoteiro XXIII fundado em 1965; 130º Grupo de Escoteiros Dom Pedro II e Grupo Escoteiro Oliveira Bulhões – 132º/RJ.

    A Associação Pestalozzi também participou do evento. Atendendo 90 alunos, a instituição apresentou a filosofia pestalozziana que é “Educar com amor” com a evolução das bandeiras, inclusão, respeito, acessibilidade, cidadania e direitos.

    A Escola Paroquial Nossa Senhora da Glória – que atende 448 alunos do ensino fundamental – levou para a avenida a Banda Marcial Professora Leila de Souza Castro, com 30 componentes. Novidade nesse ano, o CEI Augusto Meschick também participou do desfile. O CEI foi inaugurado em junho pelo prefeito Bernardo Rossi e, atualmente, atende 121 alunos de 1 a 3 anos. Outro CEI que marcou presença no desfile foi o CEI Professora Patricia Feirreira e Silva Freistas. O espaço foi ampliado pela atual gestão e hoje atende 102 alunos de até cinco anos.

    Durante o desfile os alunos mostraram os valores trabalhados no CEI com sentido ético e moral, respeito, solidariedade e a justiça. Outra instituição de ensino que participou do desfile foi a Escola São João Batista, que possui 95 alunos, e oferta o tempo integral, do 4º período da educação infantil até o 5º ano do ensino fundamental. A escola levou para o desfile a Banda Ampla Visão, com 30 componentes. No desfile, a escola mostrou através dos alunos a importância do amor à Pátria, Ordem e Progresso.

    Lions Clube de Petrópolis e LBV mostraram para a população as ações das instituições. A LBV atende 110 crianças e adolescentes, 15 idosos e 30 pessoas que fazem curso de manicure e pedicure. Em seguida, desfilou o Sindicato dos Bombeiros Civis, entidade que foi fundada 2017 e abrange 17 municípios.

    A EM Dr. Rubens de Castro Bomtempo – que atende 625 alunos – levou para o desfile os projetos que funcionam na unidade escolar como horta, oficinas de trovas e a Banda Marcial Imperial Petropolitana e o Programa Municipal de Pacificação Restaurativa Petrópolis da Paz também abrilhantou o desfile – Fundado em 2017 pelo prefeito Bernardo Rossi e atua em 4 escolas piloto na implantação da mediação escolar.

    Outra escola que participou do evento foi a São Judas Tadeu – possui 657 alunos no ensino fundamental. A escola desfilou com a Banda Marcial Frei Aniceto que possui 30 componentes. Reformada nesse ano pelo poder público, a Escola São Cristóvão levou para o desfile os seus alunos e a EM Odette Fonseca levou para o desfile a banda Marcial Odette Fonseca – com 43 integrantes. O desfile contou ainda com a participação das ordens maçônicas Bethel; # 15 Lirio Imperial de Petrópolis e Ordem DeMolay.

    A EM Monsenhor João de Deus Rodrigues – atende 1700 alunos – levou para o desfile a  Banda Marcial Monsenhor João de Deus Rodrigues, composta por 30 alunos e ex-alunos. Já o Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio – possui 1500 alunos – levou para a avenida a Guarda de Honra Imperial do Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio. Também marcou presença a Banda Marcial Wolney Aguiar, com 85 componentes.

    “Agradeço a participação das escolas nesse desfile tão importante do nosso calendário. O 7 de setembro é muito trabalhado nas escolas da rede e é importante que a população também possa conferir o talento dos nossos alunos”, disse a secretária de Educação, Marcia Palma.

     

    Últimas