• Magia do circo é transformada em atividade física para todas as idades

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/02/2019 15:41

    "Respeitável público! Senhoras e senhores, meninos e meninas, sejam bem-vindos ao nosso circo!”. A conhecida frase, anunciada com toda pompa pelo locutor, acaba de ecoar forte em Petrópolis. Isto porque, desde agosto do ano passado a cidade recebe o Circus Fit, que une o espetáculo circense com a atividade física e que vem conquistando o público local com treinamentos fortes e capazes de mudar a vida de crianças, jovens e adultos numa técnica bastante criativa.

    Leia também: Petropolitano embarca em aventura de percorrer três continentes de moto

    Criado há nove anos com o objetivo de proporcionar uma atividade diferente e animada, o Circus Fit tem conquistado cada vez mais apaixonados pelo esporte. Ao utilizar recursos circenses para desenvolver o exercício, as técnicas empregadas se utilizam no polesport, tecido, lira, flex e principalmente a acrobacia de solo – esta que durante muito tempo dava suspiros aos fãs. 

    Foto: Bruno Avellar

    Na capital fluminense, o Circus Fit virou uma febre que, aos poucos, conquista cada vez mais pessoas e isto fez com que seus responsáveis pelo trabalho fincassem seus pés em Petrópolis. Num sobrado, localizado no Centro Histórico, foi montado um estúdio que semanalmente recebe pessoas de diferentes faixas etárias e a previsão é que, aos poucos, mais turmas sejam montadas.

    A responsável pelo núcleo petropolitano é a professora Fernanda Brandão, que anda bem animada com esses primeiros seis meses do Circus Fit na Cidade Imperial. Treinadora com muita experiência, Fernanda explica que as modalidades desta atividade unem o esforço físico com aspectos lúdicos, saindo da rotina de exercícios em academias tradicionais.

    “O circo é uma atividade física e, ao mesmo tempo bastante divertida. É uma atividade atraente que não é propriamente encarada como uma rotina e isto difere das academias, já que utilizamos recursos técnicos que criam um ambiente de diversão. Todo mundo adora vir para cá”, disse a professora, acrescentando que a prática traz benefícios como a rápida evolução no condicionamento físico.

    De fato, o Circus Fit deixa bem claro seus objetivos, estes que vão de encontro aos anseios de uma parcela da população que não deseja ficar, às vezes, horas a fio em uma academia, através de exercícios repetitivos e monótonos. A missão da novidade vai além do corpo bonito. Ainda que trabalha a força, equilíbrio e lateralidade, se fala também em conquistas no campo fisiológico, além do aspecto em que se trabalha em equipe, como é em um circo. 

    Foto: Bruno Avellar

    Benefícios de uma atividade que vai além daquilo que propõe

    Já foram enumerados inúmeros fatores positivos da prática de modalidades que envolvem o circo. Só que, para quem pratica ou responsável os fatores positivos vão bem além dos aspectos físicos: a parte emocional conta muito. 

    Que o Circus Fit trouxe essa novidade para o mercado fitness brasileiro, isso todo mundo já sabe. Porém, o que alunos e pais têm a dizer sobre o que é essa atividade dá a exata noção do sucesso que encontrou por essas bandas aqui. Os benefícios, pelo que a Tribuna pôde apurar, vão muito além em se exercitar e ao mesmo tempo curtir a parte lúdica.

    Foto: Bruno Avellar

    Núbia Souza levou a sua filha Clarissa, de quatro anos, para promover uma atividade em que envolva a socialização, algo fundamental para a sua pequena. E a julgar por suas palavras, parece ter encontrado o lugar ideal. “Eu precisava levar a Clarissa em um lugar onde ela pudesse se desenvolver. Aqui no Circus Fit, consegui isso tudo. Ela já faz há quatro meses e adora vir para cá. Além disso, Clarissa melhorou a parte da questão motora”, frisou a mãe.

    Já Elaine Toni, que buscava algo diferente no mercado fitness, encontrou justamente tudo aquilo no Circus Fit. Para demonstrar a sua satisfação, matriculou as filhas Lavínia, Sofia e Alanis, respectivamente cinco, oito e 12 anos na academia. E ela própria entrou na turma de poli dance. “Procurávamos algo diferente e encontrei aqui. É uma atividade em que se vê a evolução, É um esporte ajuda a extravasar sentimentos e proporcionando saúde”, arrematou Elaine.  


      


    Últimas