• Longa estiagem agrava falta de água

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/11/2016 09:30

    A falta de água está afetando a vida de moradores de alguns bairros de Petrópolis, como Estrada da Saudade, Vinte e Quatro de Maio e Corrêas. Na página da concessionária responsável pelo abastecimento, a Águas do Imperador, há um comunicado informando que a disponibilidade de água nos mananciais está reduzida por conta da forte estiagem. Na reserva de água do Caxambu é possível notar a redução de água no manancial. 

    No comunicado, a empresa pede que a população utilize a água de forma consciente, já que com o aumento da temperatura o consumo é maior. A empresa informa ainda que para minimizar as consequências da falta de chuvas, a concessionária está reforçando o abastecimento com manobras específicas e caminhões-pipa, que circulam em horário ampliado e deslocando água de um sistema para o outro, onde haja maior demanda. A empresa disse também que utiliza ações operacionais de otimização de unidades de bombeamento de água e geradores para garantir o pleno funcionamento das bombas de água, além de monitorar em tempo real as redes através do Centro de Controle Operacional, com a intenção de propiciar um maior equilíbrio dos sistemas de distribuição de água.

    Apesar do comunicado da empresa, algumas pessoas continuam reclamando da falta de água e da demora no atendimento da empresa. Emídio Santigo de Lima, de 23 anos, afirma que está há dois dias sem água. “Tenho uma criança pequena em casa e uma esposa grávida. Ficar sem água nessas condições é um pavor. Já liguei várias vezes para a concessionária pedindo ajuda, mas até agora nada. Eles falam que vão resolver o problema, porém não resolvem”, disse Emídio, que mora na Estrada da Saudade.

    Waldir Francisco da Silva, morador da Rua Silvino Rodrigues, na Estrada da Saudade, disse que não foi avisado sobre racionamento. “Não chegamos a ficar sem água, mas parece que é um racionamento e não fomos avisados. Aqui são duas caixas de mil litros, acredito que seja por isso que a falta completa não chegou aqui. Quem tem caixa de 500 litros provavelmente ficou sem água”, disse.

    Moradora do bairro Vinte e Quatro de Maio, Sandra Reis afirma que a água não chega à sua casa há quase um mês. “Existe um racionamento. Como a minha casa é a última da servidão, a água não chega até a caixa. Ligamos várias vezes para a concessionária, mas é difícil até completar a ligação. Não sabemos mais o que fazer”, afirmou. 

    Bataillard: vazamento de água no período de estiagem

    Na Rua Bataillard, um outro caso está chamando a atenção: um vazamento de água está atrapalhando a vida dos moradores. De acordo com Mônica Telles, o vazamento ocorre há dois dias. “Uma equipe da Águas do Imperador veio religar a água e quando eles saíram, a água já estava vazando. É muita água, está atrapalhando a vida dos vizinhos, porque não para de vazar. Já cansei de ligar e pedir ajuda, mas até agora nada. Por conta disso, vou procurar tratamento médico, estou muito nervosa”, contou. A Águas do Imperador comentou que o reparo será providenciado na primeira hora de hoje. 



    Últimas