• Lockdown: Conselho de Saúde vota amanhã se recomenda à Prefeitura isolamento radical

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 13/05/2020 00:01

    Lockdown 1

    A recomendação para que o prefeito Bernardo Rossi decrete lockdown no município vai ser votada amanhã em  reunião do Conselho Municipal de Saúde, como uma das ações párea conter o avanço da Covid-19 Petrópolis. A reunião, extraordinária, será virtual e, logo em seguida o documento será entregue o prefeito. 

    Lockdown 2

    Conselheiros avaliam a situação da cidade como grave, em termos de estrutura para receber pacientes e a desobediência da população que não sai das ruas. Os membros do conselho estão acompanhando as medidas adotadas pela gestão Bernardo Rossi ainda não sejam convidados a participar do gabinete de crise onde as decisões são tomadas. 

    Licitações suspensas

    Não se sabe por que, mas a Prefeitura adiou licitações importantes para a saúde – já listamos aqui uma penca delas – aquelas do dia a dia, para funcionamento da rede, como compra de remédios. E uma das que tinha sido adiada chamou a atenção: serviço de hemodiálise para pacientes internados no Nelson de Sá Earp. E olha que o HMNSE é referência para Covid-19 e a infecção afeta os rins nos casos graves de Covid-19.  Ainda bem que falamos aqui e a licitação voltou a ser marcada: edital vai ser publicado no dia 15. 

    No dia dela, a bela foto do Trono de Fátima, pelas lentes de José Renato Lisboa Cordeiro. 

    Limpeza 1

    A Águas do Imperador vem higienizando a cidade desde o dia 22 de março. Já foram desinfetados mais de 450 quilômetros de ruas, sem contar as praças e pátios de hospitais. Já foram aplicados mais de 1 milhão de litros de hipoclorito de sódio, uma solução própria para desinfecção de grandes superfícies.

    Limpeza 2

    Todas as instalações da empresa também estão sendo regularmente desinfetadas, assim como a sede. E o sistema de prevenção na empresa está funcionando: a Águas não tem nenhum caso de contaminação entre seus 350 colaboradores.

    E nas empresas? 1

    Falando em empresas, Partisans tinham  mencionado aqui o caso de um rapaz de 32 anos, morador no Roseiral, que trabalhava em uma pizzaria e morreu de Covid-19. A família dele foi monitorada pela Secretaria de Saúde, mas os colegas de trabalho, não.  À imprensa, a Prefeitura diz que segue o protocolo do Ministério da Saúde “e não se faz obrigatório o monitoramento de pessoas nos casos de proximidade física em ambientes de trabalho”.

    E nas empresas? 2

    Taí um problema grande, se formos analisar quantas pessoas trabalhando em indústrias que foram infectadas pela Covid-19.  Na Ge-Celma um funcionário faleceu, em abril e, outro, depois de mais de um mês internado, se recuperou.  E aí ficamos pensando: está por conta apenas das empresas o trabalho de prevenção e monitoramento dos funcionários. 

    Barreiras sanitárias 1

    O governador Wilson Witzel colocou no colo dos prefeitos a decisão pelo lockdown nas cidades.  Os que pretendiam se escorar na esfera estadual dançaram. E Witzel ainda mandou a Polícia Militar estar com cada um dos prefeitos e garantir a segurança nas barreiras sanitárias. E, assim, foi feito em Petrópolis com o comandante do 26º BPM, Christoph Carvalho indo à reunião com o prefeito falar sobre mais austeridade nas ações da PM nas barreiras. 

    Barreiras sanitárias 2

    Cara, agora vai funcionar.  O homem tem três metros de altura – com todo o respeito – e o recado que ele deu fez a gente tremer de medo.  O prefeito Bernardo Rossi chegou a ficar pequenininho perto dele. Se o vice, Baninho, tivesse ali não passava dos joelhos do comandante. 

    Barreiras sanitárias 3

    E ele mandou a seguinte letra: “a fase das pessoas entenderem a necessidade de ficar em casa já passou. Agora a atuação será mais firme, mais dura, teremos barreiras itinerantes em outros pontos de entrada da cidade. Se não está dentro do decreto, o que prevê o seu acesso à cidade, não venha para Petrópolis”. E tinha que ouvir a entonação dele… Pode crer que teve secretário que saiu dali borrado. Não sabemos vocês, mas os Partisans não botam a cara nem na janela depois dessa. 

    Sem acesso

    Um Partisans tenta, há um ano, aprovar um projeto de construção da sua casa na Prefeitura, e com a Pandemia da Covid 19 tudo piorou.  Consultando o site da Prefeitura descobriu que seu processo caiu em exigência. Porém, não consegue contato com a Secretaria de Obras, nem por telefone, nem por e-mail.

    Bela foto da galera de Águas do Imperador higienizando ruas e praças da cidade. 

     

    Últimas