• Lixo: governo pede à população que guarde o lixo em casa enquanto perdurar a greve

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/05/2018 15:47

    A Prefeitura emitiu nota ontem pedindo a população que mantenha todo o lixo domiciliar estocado em casa enquanto a greve dos caminheiros for mantida. Com a falta de diesel para abastecer os caminhões da coleta, a Força Ambiental – empresa responsável pelo serviço – informou que não há combustível para abastecer os veículos. 

    Desde ontem, a coleta está sendo feita com frota reduzida em 50%, mas não há garantias de que o serviço seja mantido neste final de semana devido a falta de diesel na garagem da empresa para abastecer os caminhões. Na quinta-feira, o serviço já apresentava irregularidades e boa parte dos veículos estava na garagem da empresa.

    Problemas enfrentados pela PDCA Serviços – responsável pelo transbordo do lixo localizado às margens da BR-040, na altura da Duarte da Silveira – também afetaram a realização do serviço. A empresa teve que usar escolta para conseguir que as carretas que fazem o transporte do lixo do transbordo até o aterro de Três Rios pudessem passar pelos bloqueios de manifestantes ao longo da BR-040. 

    Na quarta-feira, quatro carretas não conseguiram passar pelos bloqueios e os veículos tiveram que retornar ao transbordo. Com isso, o local teve que ser fechado na quinta. Sem conseguir esvaziar os caminhões, a Prefeitura conseguiu uma liminar para que o aterro de Pedro Rio (fechado pelo Instituto Estadual do Ambiente devido ao fim de sua vida útil) recebesse os resíduos. 

    A situação só foi normalizado ontem, com a ajuda da escolta para as carretas que seguiam até Três Rios, com isso o lixo coletado nas casas voltou a ser levado para o transbordo na Duarte da Silveira. O transbordo recebe todo o lixo domiciliar coletado pelos caminhões da Força Ambiental. No local, os resíduos são despejados em carretas que levam o lixo até o aterro de Três Rios.

    Últimas