• Live com delegada Juliana Ziehe abordará crimes virtuais e como prevenir

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 05/11/2020 18:11

    Na próxima segunda-feira (09), às 17h, a delegada titular da 105ª Delegacia de Polícia, Juliana Ziehe participará de uma live esclarecendo dúvidas sobre crimes praticados na internet. O encontro vai tratar de crimes sexuais e estelionato, este último com aumento de 273% no número de registros no período de pandemia, segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ). A Secretaria de Polícia Civil e o Procon RJ lançaram uma cartilha com orientações e dicas para que a população fique atenta para evitar golpes.

    Segundo ISP-RJ, o aumento nos registros de crime de estelionato com uso da internet ocorreu entre os meses de março e agosto desse ano. O número foi quase quatro vezes maior quando comparado ao mesmo período do ano passado. Um dos mais recorrentes golpes é o que tenta furtar senhas de acesso dos usuários por meio do envio de mensagens – via e-mails, SMS, WhatsApp. Os criminosos se passam por empresas privadas e bancos e solicitam a atualização ou confirmação de informações sobre a conta. O objetivo é redirecionar o usuário para uma página falsa para roubar as informações inseridas ou instalar um vírus no seu dispositivo. Na cartilha há orientações sobre os cuidados que devem ser tomados no uso do whatsapp e compras online, por exemplo. 

    Na live, a delegada Juliana Ziehe também abordará temas relacionados a violência contra a mulher, que faz parte do Projeto Aurora, e demais crimes praticados na internet, que também são tratados na Cartilha. A live será às 17h, no instagram @sergiotaldo no CTRL+Café, e será disponibilizada nas redes sociais Facebook, Instagram, Linkedin, Youtube e Twitter.

    Confira aqui a cartilha contra crimes virtuais.

    Leia também: Polícia Civil investiga tentativa de feminicídio. Mulher teve corpo queimado

    Últimas