• Licitação para contratação de empresa que realizará castração gratuita acontece na próxima segunda-feira

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 30/09/2019 09:21

    Na próxima segunda-feira, dia 30, serão feitas duas licitações para a contratação do serviço de castração no município. Às 10h30, está marcado pregão eletrônico para a aquisição de um castramóvel para a Vigilância Ambiental. E às 14h, será o pregão presencial para contratação de clínicas veterinárias que vão prestar o serviço de castração, pelo período de 12 meses.

    Leia também: Esporotricose será tema de encontro nesta terça-feira no Centro

    Para o pregão eletrônico as empresas podem se credenciar até as 9h do dia 30, pelo site da Caixa Econômica Federal (www.caixa.gov.br). O valor estimado do pregão é de R$ 145 mil. O veículo deve atender as necessidades do Departamento de Vigilância em Saúde – da coordenadoria de vigilância ambiental. Segundo o edital, a unidade móvel deve ser um veículo adaptado para consultório, com instalação elétrica, ar-condicionado, armários, prateleiras e estrutura hidráulica.

    Leia também: Castração gratuita de cães e gatos pode ter atendimento permanente em clínicas especializadas

    Já a contratação de clínica veterinária que prestará o serviço de castração, será às 14h, no Delca (Departamento de Licitações, Compras e Contratos Administrativos) que fica na Avenida Barão do Rio Branco, 2.846, Centro. Neste as empresas que querem se credenciar devem levar os envelopes até o endereço na hora marcada. A clínica que vencer o certame, estimado em R$ 428 mil, fará as castrações no primeiro, segundo e terceiro distrito. A previsão é que 250 cães e gatos sejam castrados mensalmente. 

    “Acho importante todas as clínicas participarem desse processo de licitação. Por que vai criar um benefício não só para os animais da cidade que terão clínicas conveniadas para as castrações gratuitas para animais de baixa renda, mas será um benefício para as clínicas que vão ter um benefício a mais financeiro”, destacou o protetor Domingos Galante. 

    Neste ano, a Prefeitura deve realizar na Posse, uma campanha de castração em um castramóvel. Em 2018, foram 2.500 castrações nos meses de julho e novembro que atendeu animais dos moradores do Bonfim, Castelo São Manoel, Caetitu, Jardim Salvador, Glória, Nogueira, Itaipava e Vale do Cuiabá. Segundo a Prefeitura, para este ano já foi realizado o processo de licitação para a contratação de empresa especializada. O processo está em fase de conclusão e definição de cronograma. A expectativa é que sejam realizados 1.200 atendimentos. 

    “A castração é fundamental e tem que ser prioridade dentro da Prefeitura. A Prefeitura tem mostrado boa vontade fazendo essa licitação com preço justo, já que foram as clínicas que participaram da tomada de preços. E a aquisição de um castramóvel próprio é de suma importância, porque com um equipamento da Prefeitura, pode fazer as castrações itinerantes. Fazendo um trabalho contínuo, a médio e longo prazo, a gente acaba com abandono e com o sofrimento desses animais”, completa Domingos. 

     

     

    Últimas