• Laboratórios da cidade oferecem teste particular para detecção do novo coronavírus

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/04/2020 10:03

    Laboratórios particulares em Petrópolis passaram a realizar o teste rápido para detecção do novo coronavírus sem a necessidade de passar por clínicas ou hospitais. A pessoa que estiver com algum dos sintomas da Covid-19 e quiser fazer o exame pode se dirigir a um dos laboratórios e pagar pela realização.

    O Laboratório de Corrêas, que possui a certificação do Governo do Estado para a realização do exame, começou nesta terça-feira (28) a realizar também o teste rápido para a população. O teste pode ser feito sem o pedido médico, e também não é necessário fazer agendamento. O resultado é dado no mesmo dia. O teste rápido IgG e IgM para o novo coronavírus tem indicação após dez dias de sintomas. Sua função é pesquisar os anticorpos produzidos pelo organismo em contato com o vírus. Caso ateste positivo, o Laboratório de Corrêas faz a notificação à Vigilância Epidemiológica do município. 

    O Laboratório Baffi começou a realizar, no último dia 20, o exame sorológico para diagnóstico da Covid-19 (IgG e IgM), mas a procura foi acima do esperado e o estoque zerou rapidamente. Segundo o Laboratório, uma nova remessa dos testes deve chegar em dez dias. Esse exame pode ser realizado para pacientes que tenham regressado recentemente de uma viagem internacional, sintomáticos ou não, ou para aqueles que estejam com sintomas como febre, tosse seca, perda de paladar, cansaço, dor no corpo há mais de 7 dias. É indicado também para pessoas ou profissionais da saúde que queiram saber sua condição sorológica. O exame é colhido por amostra de sangue e o resultado é entregue em até dois dias após a coleta. O laboratório também oferece o serviço de coleta domiciliar mediante o agendamento. 

    Nesta terça-feira (28), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ampliou a aplicação de testes rápidos para farmácias, com o objetivo de ampliar o teste para a população e desafogar o Sistema Único de Saúde (SUS). As farmácias não serão obrigadas a disponibilizar o teste. O estabelecimento que optar pelo procedimento deverá ter profissional qualificado para realizar o exame. No entanto, os exames realizados nas farmácias não servirão para a contagem de casos do coronavírus no país. A liberação desses testes em farmácias será temporária e deve permanecer no período de emergência de saúde pública nacional decretado pelo Ministério da Saúde em 4 de fevereiro deste ano.

    Leia também: Decreto torna obrigatório o uso de máscaras de proteção para toda a população

    Últimas