• Justiça confirma candidatura de Rubens Bomtempo à prefeitura de Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/10/2020 10:16

    A Justiça Eleitoral deferiu nesta segunda-feira (19) o pedido de candidatura de Rubens Bomtempo à prefeitura de Petrópolis. O juiz Marcelo Machado da Costa, da 29ª Zona Eleitoral de Petrópolis, julgou improcedente os pedidos de impugnação feitos pelo Ministério Público Eleitoral, e rejeitou outras duas notícias de inelegibilidade que haviam sido feitas na Justiça Eleitoral contra sua candidatura. 

    No fim de setembro, o Ministério Público Eleitoral entrou com um pedido de impugnação da candidatura de Rubens Bomtempo, alegando três processos em que o candidato é réu. Todos ocorreram durante algum dos três mandatos do ex-prefeito. Um processo de dano pelo não repasse de verbas ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), entre os anos de 2001 a 2008, em que Bomtempo foi condenado em março de 2019 à perda de seus direitos políticos pelo prazo de oito anos.

    O segundo é referente a dano pela celebração irregular de convênio, que embora ainda esteja pendente de recursos constitucionais, suspende os direitos políticos do candidato pelo prazo de cinco anos. O terceiro, por ter pago publicação de interesse pessoal em imprensa escrita, com verbas públicas. Este também está pendente de recursos constitucionais, mas determina a perda das funções públicas e suspensão dos seus direitos políticos pelo prazo de cinco anos.

    Contra a candidatura, ainda havia duas alegações de inelegibilidade apresentadas por noticiantes. Na sentença, o magistrado julgou improcedente a impugnação formulada pelo Ministério Público Eleitoral e rejeitou as notícias de inelegibilidade. 

    O candidato disse estar alegre e sereno com a notícia do deferimento. “A democracia é um caminho sem volta, para desespero da velha política e dos maus gestores, que fizeram Petrópolis parar no tempo. Estamos atentos a outras tentativas, por parte dos nossos adversários, de tentar desinformar a população e desestabilizar nossa candidatura. O voto é a garantia da retomada de tudo aquilo que foi abandonado nos últimos quatro anos”, disse Rubens Bomtempo.

    Leia também: Eleições 2020: candidatos a prefeito revelam propostas para a área de Educação

    Últimas