• Justiça concede habeas corpus a Taboada e Meirelles e autoriza retorno à Câmara Municipal

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 14/05/2020 13:53

    Os vereadores afastados Wanderley Taboada e Reinaldo Meirelles conseguiram na Justiça o direito de reassumir suas cadeiras na Câmara Municipal. O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) estendeu para os dois os efeitos da decisão que garantiu a volta dos vereadores Luizinho Sorriso e Ronaldão, que retornaram à Câmara em abril.

    Com essa decisão, os suplentes Jamil Sabrá e Marcelo Chitão devem deixar as funções na Casa, assim que a Câmara Municipal for notificada. O habeas corpus para Taboada e Meirelles foi concedido pela ministra Laurita Vaz, da 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, mesma que decidiu pela volta de Luizinho e Ronaldão.

    Wanderley Taboada, Reinaldo Meirelles, Luizinho Sorriso e Ronaldão estavam afastados dos seus mandados desde janeiro de 2019, após desdobramentos da Operação Sala Vip, desencadeada pelo Ministério Público Estadual (MPRJ) e pela Polícia Civil (PC). Os quatro vereadores foram alvos da investigação e estão respondendo a processo criminal por organização criminosa e corrupção passiva. O ex-presidente da Câmara, Paulo Igor, também a réu na mesma ação.

    Entenda: a investigação começou após a polícia localizar, na casa de Paulo Igor,  R$ 155 mil e US$ 10,3 mil. Parte desse montante estava escondido no motor da banheira de hidromamassagem, separados em maços com papeis que informavam iniciais dos nomes que, segundo a investigação, indicavam os nomes dos vereadores que receberiam o dinheiro.

    Últimas