• Jubileu de Prata de Dom Gregório

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/04/2018 13:00

    Petrópolis se alegra em cânticos, orações e aplausos ao querido Pastor em Cristo Dom Gregório Paixão, Revmo. Bispo Diocesano ao ensejo das comemorações do Jubileu de Prata da Ordenação Sacerdotal ocorrida no dia 21 de março de 1993 conferida pelo Cardeal Moreira Neves. Em 16-12-18 completará também, o sexto aniversário frente à Circunscrição Eclesiástica de Petrópolis. Inesquecível a Celebração Litúrgica que marcou a posse de Sua Exa. A Catedral repleta. Recebemos uma personalidade ornada de elevados méritos e notável saber. O momento da alocução de Sua Excelência foi o suficiente para conquistar o seu rebanho. Carinho e generosidade nas enriquecedoras Homilias. Segue os passos do Altíssimo através de histórias nos lembrando das Parábolas de Jesus. Veio pregar o verdadeiro amor a seu povo. 

    O carisma, a simpatia, a eloquência e o vernáculo a todos encantam. Sua bibliografia é rica e incontáveis são os artigos produzidos para a imprensa nacional e estrangeira. Escuta a seus fiéis e os conduz a caminho seguro. É uma criatura predestinada. Um Homem de Deus ungido pelo Espírito Santo Sacrário da Santa Mãe. Vê o semelhante com os olhos do coração. Conduz com sabedoria a Barca de Pedro e nos anima a que mergulhemos em águas profundas. 

    Natural de Sergipe, nascido em 03-11-1964, filho do casal Josefa Bernadete Paixão Gregório e José Gregório. Família de 4 irmãos sendo um deles monge beneditino. Exerceu quase todos os ofícios monásticos. Possui 14 livros (um sobre nossa Catedral) e tem publicado seus artigos em revistas nacionais e estrangeiras. No dia 7-07-2006 o Papa Bento XVI o nomeou para a função de Bispo Auxiliar de Salvador, com a sede titular de Ficus. No dia 29-07-2006 recebeu a ordenação episcopal pelas mãos do Arcebispo de Salvador e também de D. Geraldo Majella, D. João Carlos Petrini e D. Josafá Menezes da Silva. 

    Dentre os bispos auxiliares, D. Gregório foi um dos mais populares, tendo grande aceitação junto à messe católica de Salvador. É um homem de sólida cultura e de semblante sorridente. Possui grande penetração em todos os movimentos da Igreja de Cristo. No dia 10-10-2012 o Papa Bento XVI o nomeou Bispo da Diocese de Petrópolis. Dom Gregório sempre afirma que ganhou um grande presente de Deus: ser Bispo da Diocese de Petrópolis! O Brasão Eclesial de Dom Gregório contem o seguinte enunciado: “É preciso preparar o caminho para o Senhor”. 

    Desde seu primeiro ano de episcopado mantém encontros e diálogo com todo o clero sacerdotes, religiosos, religiosas e Pastorais em clima fraterno e cordial. Percorre todas as paróquias da Diocese. Recebeu o Título de Cidadão Petropolitano e a maior Comenda de Petrópolis, a Medalha Köeler em dois graus. É Membro Honorário da APL e Associado Efetivo de IHP. 

    O Sacerdócio é uma Missão Divina, que aliado à vida Pastoral e contemplativa dos mosteiros e catedrais é revestido de grande responsabilidade. É servidor de uma causa sublime, no zelo e cuidado da Igreja do Redentor, constituindo-se “depositário e administrador dos mistérios de Deus.” Além do amor e da caridade foi ungido pelo Espírito Santo Paráclito. Perdoa os nossos pecados e renova a presença do Deus Vivo em nossos corações: é o Mistério Pascal transubstanciado na Sagrada Eucaristia. Ele nos ama como pai, irmão, amigo, nos alveja com o dulçor da misericórdia e renova a nossa fé. Obrigado Dom Gregório pelos exemplos e por ser um manancial de bênçãos.


    Últimas