• Jovens se mobilizam para doar sangue em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/06/2020 12:15

    Cerca de 90 jovens dos municípios de Magé, Guapimirim e Duque de Caxias farão doação de sangue no próximo sábado, dia 13, no Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa, como parte na campanha de doação de sangue do projeto Vida por Vidas, da Igreja Adventista do Sétimo Dia. O projeto acontece durante todo o ano, e desde o início da pandemia (março), mais de 180 jovens já participaram da ação, abastecendo assim os Bancos de Sangue do estado do Rio de Janeiro.

    De acordo com o pastor Robson Pereira, líder de jovens da região Central do RJ, a campanha se repete a cada ano. Ao todo, são 8 sub-regiões abrangendo bairros e municípios fluminenses que se dividem de março a outubro para doar sangue. “A juventude se sente realizada e útil em ajudar e servir ao próximo, é um privilégio poder doar um pouco de si, isso fortalece seus valores de vida. Afinal, aliviar a dor daqueles que estão ao nosso lado é a missão típica dos que verdadeiramente querem seguir o exemplo de Jesus Cristo”, afirma Pereira.

    Quem mobilizou os jovens para esta ação foi o assistente técnico de engenharia civil, Rafael Fonseca, que auxilia na liderança jovem desta sub-região. Ele fez o contato com o Banco de Sangue Santa Teresa, que oferece o serviço de vans para buscar doadores. Ao todo serão seis vans com quinze pessoas em cada uma. A primeira van sairá às 7h da manhã do Centro de Magé, com intervalo de uma hora e meia, para evitar aglomerações no Banco de Sangue, e a última sairá às 14h de Guapimirim.

    Campanha Junho Vermelho alerta para risco de falta de sangue

    Durante a estação do inverno, as pessoas já costumam doar menos sangue por evitar sair de casa. Em função da situação de pandemia e o isolamento social, este quadro piorou. Por esta razão, os Bancos de Sangue em geral estão com seus estoques em situação crítica, operando com déficits que ultrapassam a marca de 50% de sua capacidade.

    “Neste período em que aumentam as doenças respiratórias, corremos o risco de ficar totalmente sem sangue para os pacientes dos hospitais que necessitam de transfusões e outros procedimentos. Convocamos urgentemente doadores de todos os tipos sanguíneos a se solidarizarem a esta causa e comparecerem no Banco de Sangue Santa Teresa. Esse gesto salva muitas vidas”, diz Vinicius Pereira,

    Esse alerta à população coincide com a campanha Junho Vermelho, uma mobilização nacional, alusiva à cor do sangue, que tem o intuito de conscientizar a sociedade sobre a importância do gesto solidário de doar sangue, especialmente nesta época do ano. Nesta edição, sua importância assume um papel ainda maior em razão do momento que o país enfrenta.

    Em comemoração ao Junho Vermelho, o Banco de Sangue Santa Teresa estará presenteando os doadores ao longo deste mês com máscaras personalizadas.

    Requisitos básicos para doação de sangue:

    -Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) em bom estado de conservação;

    -Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);

    -Estar em boas condições de saúde;

    -Pesar no mínimo 50 kg;

    -Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

    -Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas. Não é necessário estar em jejum;

    -Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);

    Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;

    -Não ter tido gripe ou resfriado nos últimos 30 dias;

    -Não ter tido Sífilis, Doença de Chagas ou AIDS;

    -Não ter diabetes em uso de insulina;

    Consulte a equipe do banco de sangue em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.

     

    Critérios específicos para o CORONAVÍRUS:

    -Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 30 dias após cessarem os sintomas para realizar doação de sangue;

    -Candidatos que viajaram para o exterior devem aguardar 14 dias após a data de retorno para realizar doação de sangue;

    -Candidatos à doação de sangue que tiveram contato, nos últimos 30 dias, com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico e/ou laboratorial de infecções pelos vírus SARS, MERS e/ou 2019-nCoV, bem como aqueles que tiveram contato com casos suspeitos em avaliação, deverão ser considerados inaptos pelo período de 14 dias após o último contato com essas pessoas;

    -Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelos SARS, ERS e/ou 2019-nCoV, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial, deverão ser considerados inaptos por um período de 30 dias após a completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindique a doação).

     

    Serviço:

    Doação de Sangue – Projeto Vida por Vidas

    Endereço: Rua Paulino Afonso, 477, Bingen – Petrópolis

    Dentro do Hospital Santa Teresa – Térreo

    Horário: 13 de junho, das 7h às 18h

    Leia também: Bondinho do Pão de Açúcar dará desconto a quem doar sangue no Hemorio

    Últimas