• Jovem petropolitana vence prêmio de roteiro no festival internacional de cinema

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 31/08/2019 16:00

    Com a paixão pelo cinema e pelos bastidores da profissão, junto com a influência dos pais na escrita, a adolescente Clara Davila ganhou seu primeiro festival de roteiro de curtas, o Brazil International Film Festival, no último sábado, com a obra “Sob Os Nossos Pés”, em Teresópolis. Ela é a mais jovem vencedora da categoria do Festival, com 17 anos.

    “Acho que sempre soube que trabalharia com cinema, sempre fui muito apaixonada, principalmente pelos bastidores, nunca quis atuar, por exemplo”, conta Clara que começou a se interessar pelos roteiros quando tinha 12 anos. No ano passado ela chegou a se inscrever em três festivais, com um roteiro de curta de terror em inglês, mas não foi para a seleção oficial. 

    Concorrendo com outras três obras, de nacionalidades distintas, americana, canadense e britânica, a jovem não esperava levar o prêmio do festival internacional. “Eu estava feliz só de ter sido selecionada, eu vi quem estava concorrendo comigo, e lá tinha muitas pessoas importantes, que trabalham há anos com isso. Quando eles falaram meu nome eu fiquei sem reação”, conta ela.

    Seus pais, André e Deise, tem papéis importantes na escolha da menina que sempre os via lendo e escrevendo, “eles sempre estão lendo e gostam de escrever, não roteiro, mas poesia, crônica e contos, eu sempre escrevi alguma coisa, mas só quando cheguei ao 8º ano da escola que resolvi pesquisar mais sobre as áreas que poderia seguir, principalmente no cinema, e foi ai que de fato comecei a escrever roteiros, pesquisando e estudando sobre”, disse Clara.

    Apesar de estar sempre escrevendo, Clara só começou a mostrar e falar sobre suas obras depois de participar de um teatro na escola, há dois anos, onde os alunos tinham que adaptar uma obra do romantismo: “eu fiz o roteiro, mostrei para a professora e ela gostou, foi ai que comecei a escrever mais e a mostrar pros meus pais, amigos e professores”.

    No suspense contado em dois tempos, presente e passado, é narrado a história de um casal que após seu mudar para uma nova casa começam a lidar com situações sobrenaturais, e julgam a casa como assombrada. Depois que o marido é encontrado morto no porão de casa, a esposa se torna a principal suspeita. Com as investigações em andamento, descobre-se que um assassino em série se suicidou no porão da casa, onde ele também matava suas vítimas, daí o nome “Sobre os nossos pés”, a história de suspense investigativo e uma pitada de fantasia, pelos acontecimentos sobrenaturais, já tem planos para uma continuação. 

    Sobre o Festival

    A 4ª edição do Brazil International Film Festival, evento considerado um dos 100 maiores festivais do mundo. Selecionou, este ano, 62 produções, entre os mais de 1500, divididos em 12 categorias.

    A premiação ocorreu no Espaço Cultural Higino, em Teresópolis, e contou com a participação de convidados especiais, como o ator Lima Duarte, homenageado do Festival pelos 70 anos de carreira. Com mais de 40 trabalhos no cinema, Lima Duarte já foi também dublador, diretor e apresentador.

    Também estiveram presentes os atores Selton Melo, Débora Duarte, Rafael Vitti, Cassia Linhares, Isabel Filaris, Paulinho Serra, entre outros.

    Com três dias de duração, a premiação aconteceu no segundo dia, nos outros foram apresentados os filmes concorrentes e realizado diversas atividades na cidade de Teresópolis. As produções participantes eram de diversos países, como Brasil, Alemanha, Dinamarca, Estados Unidos, França, Portugal, Reino Unido, Turquia, entre outros.

     

    Últimas