• Jardim para Borboletas será implantado na Fazenda Projeto Água

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/05/2017 09:00

    Petrópolis vai ganhar na próxima semana um lugar especial: um Jardim para Borboletas. O espaço será implantado na Fazenda Projeto Água, em Anápolis, na região de Secretário. A iniciativa é mais um programa na área de meio ambiente entre o Projeto Água e o Lions Clube. 

    "Na terça-feira, dia nove, vamos dar início a implantação do projeto e a inauguração acontece em junho durante a Semana do Meio Ambiente. O jardim será um local de observação e estudo das borboletas", disse a diretora de comunicação do Projeto Água, Sylvia Reis, acrescentando a importância da parceria com o Lions. "Eles abraçaram a ideia, o que foi maravilhoso. Sem os nossos parceiros não conseguiríamos", ressaltou Sylvia acrescentando que o paisagismo e a consultoria sobre as borboletas é em parceria com a Relindes do Shangrilah com execução da Itaverde. Já as mudas foram arrecadadas pelo Lions e adquiridas pela Katsumoto.

    O jardim está sendo idealizado por duas biólogas petropolitanas – Nathália Papoula e Pamela Ferreira. Além do plantio de várias espécies de flores, o local contará com árvores frutíferas, que são consideradas hospedeiras das borboletas. As árvores serão plantadas ao redor do lago. "O primeiro passo já foi dado com um jardim, em formato de borboleta. Várias espécies de flores já foram plantadas e quando florescerem esperamos que as borboletas cheguem e encantem a todos", disse Sylvia.

    Os insetos são atraídos pela cor brilhante e o aroma das flores, por isso quanto maior a quantidade de espécies plantadas melhor para a chegadas das borboletas. "Já temos várias espécies aqui, mas a intenção é criar um local específico para as borboletas. Elas são importantes agentes de polinização da flora, os insetos são o método mais comum de transporte do pólen para a fecundação", ressaltou a diretora de comunicação.

    A partir de terça-feira, o local já poderá ser visitado por alunos das escolas públicas e privadas, além de entidades. A visitação é por meio de agendamento e pode ser feito de segunda a sexta-feira. "Queremos que as crianças entendam a importância da borboleta no meio ambiente e no eco sistema, por isso biólogos farão o mapeamento e vão catalogar as espécies", explicou Sylvia.

    A ong Projeto Água foi criado em 2004 pela empresa Carbografite com o objetivo de promover a conscientização e a instrução da sociedade sobre a importância de preservar, economizar e recuperar os recursos hídricos, revertendo a situação de degradação do meio-ambiente para garantir a boa qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável da região. 

    A Fazenda Projeto Água fica em uma área de 215 mil metros quadrados, desse 82 mil são reflorestamento. Desde 2004 até agora, 9.500 árvores já foram plantadas pelas crianças que visitam gratuitamente o espaço. 


    Serviço:

    Fazenda Projeto Água

    Estrada de Fagundes, km 5

    Segunda a sexta-feira

    (24) 2222-9900 ramal 1197

    Últimas