• IPTU: pagamento em cota única até o dia 20 garante 5% de desconto

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 13/03/2019 09:00

    Contribuintes interessados em garantir desconto no pagamento do Imposto Predial Territorial e Urbano (IPTU) 2019 ainda têm tempo de garantir 5% de redução no tributo, efetuando o pagamento em cota única até o dia 20 deste mês. Em Petrópolis, 116.051 imóveis são cadastrados pela Secretaria de Fazenda, sendo 93.143 deles referentes a áreas construídas e outros 22.908 referentes a propriedades de terrenos.

    “O IPTU é a segunda mais importante fonte de arrecadação do município, atrás somente do ISS. É muito importante que aqueles contribuintes que puderem efetuem o pagamento em cota única. É uma forma de contribuir para a qualidade dos serviços prestados pelo município e, ao mesmo tempo, economizar, aproveitando o desconto”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

    “São recursos que aplicamos em áreas importantes para o dia a dia das pessoas, como Saúde, Educação, além de obras de infraestrutura, como a pavimentação de ruas, instalação de equipamentos urbanos, entre outros serviços”, completa a secretária de Fazenda, Elaine Nascimento.

    Quem precisar retirar a segunda via do boleto, pode fazer a impressão do documento de casa mesmo, via internet. Para emitir online o boleto, basta que o interessado  acesse o site da prefeitura. Na página principal, o contribuinte deve clicar no banner “IPTU 2019”.  Em seguida, para fazer a emissão do boleto, é necessário informar o número de inscrição do imóvel.

    Aqueles que preferem fazer presencialmente a retirada do boleto para pagamento podem se dirigir à central de atendimento ao contribuinte, montada no Centro de Cultura Raul de Leoni. O espaço – que fica na área central da cidade –  funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e conta com guichês e equipe treinada para atender os contribuintes com agilidade. O atendimento é feito com sistema de senhas, com prioridade para idosos, gestantes e pessoas com deficiência.

    A central funciona no andar térreo do prédio do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, nas Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia), no Centro. No local, o contribuinte pode solicitar também a atualização do endereço para receber correspondências da Secretaria de Fazenda.  

    “Tanto a atualização cadastral quanto a retirada de segunda via podem ser feitas pela internet, mas, para aqueles que preferem o atendimento presencial, temos a opção de atendimento no Centro de Cultura, que está funcionando muito bem”, explica a secretária, que avalia que o trabalho de recadastramento de endereços, por exemplo, está dando resultado. “Ano a ano temos percebido uma redução no número de pessoas que buscam o atendimento presencial”.

    Últimas