• Iphan sugere que árvore de Natal na Praça da Liberdade seja menor

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 13/12/2018 08:40

    A saga da tentativa de montagem da árvore de Natal da Praça da Liberdade continua. Depois de onze dias de atraso, que teve como justificativa da Prefeitura o mau tempo, agora uma sugestão do Escritório Técnico da Região Serrana do Instituto do Patrimônio, Histórico e Artístico Nacional (ETRS-Iphan) pode atrapalhar mais uma vez o projeto. O Iphan solicitou que o tamanho da árvore seja reduzido. A Prefeitura não informou se a alteração vai atrasar ainda mais a inauguração da árvore. 

    Leia também: Câmara busca esclarecimentos sobre os recursos usados no Natal Imperial

    Ao tomar conhecimento das dimensões da árvore de Natal, com 35 metros de altura, que está sendo instalada na Praça da Liberdade, o Iphan sugeriu que tivesse o tamanho reduzido para o mesmo usado no Natal de 2017. O ETRS-Iphan informou que o Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE-PMP) se comprometeu a fazer a alteração, frisando que em momento algum embargou a montagem da árvore.

    Com objetivo de esclarecer ainda a solicitação feita para redução das dimensões da árvore, o ETRS-Iphan fez uma comparação com a árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. Ela possui 70 metros de altura e está localizada numa área livre de dimensão mínima de 800 metros e máxima de dois quilômetros. “A Praça da Liberdade, local onde se pretendia instalar a árvore de Natal de 35 metros de altura, metade da árvore da Lagoa, apresenta a dimensão máxima de largura de apenas 150 metros”, o que na avaliação do Estritório do Iphan pode comprometer toda área tombada.

    Com relação à Praça da Liberdade, o Iphan informa que ela é um dos pontos estruturantes do eixo tombado pela União no município. “O Iphan considera que uma árvore de Natal com 35 metros de altura pode ocasionar significativo impacto visual na paisagem, entretanto, isso só pode ser confirmado mediante análise de corte ou perfil com indicação das alturas dos equipamentos e das edificações existentes no entorno”, informa o Escritório do Iphan em Petrópolis.

    De acordo com o ETRS-Iphan, o Instituto de Cultura entrou com requerimento pedindo autorização para o evento Natal Imperial 2018 “sem que encaminhasse, entretanto, informação quanto à altura da Árvore de Natal que se pretendia instalar”. O Escritório do Iphan em Petrópolis, por meio de sua assessoria, informou que tomou conhecimento das dimensões da árvore de Natal da Praça da Liberdade por meio de informações publicadas pela mídia. “Encaminhamos Ofício ao IMCE-PMP solicitando documentação que esclarecesse as pendências que não foram enviadas até o momento”, informou nesta terça (11) o Escritório do Iphan.

    Últimas