• Ipem montará posto em Petrópolis para aferição de taxímetros: serviço começa no dia 26

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/08/2019 14:00

    Os taxistas de Petrópolis já podem fazer o agendamento para a verificação metrológica obrigatória nos taxímetros, que será realizada a partir do dia 26 de agosto. O serviço, que é feito pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ), é obrigatório para a manutenção do atendimento ao público. Os técnicos verificam se equipamento não está adulterado ou funcionando de maneira indevida. Os principais aspectos analisados no processo são a incidência da tarifa base inicial – independente da distância a ser percorrida – e o respeito em relação à quilometragem e débito nesta tarifa.

    O serviço será realizado a partir das nove da manhã na Feirinha de Itaipava, que fica no km 63 da BR-040. Todos os taxistas devem realizar a aferição até o dia 12 de setembro, caso contrário poderão perder a licença que garante o alvará da Prefeitura. De acordo com o IPEM – que é diretamente ligado ao Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO) – o serviço serve para “a prestação de um serviço justo para o consumidor”. Para marcarem a consulta do equipamento, os taxistas deverão fazer um agendamento através do site www.ipem.rj.gov.br e emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU). Após pagar o valor referente ao documento, os condutores deverão comparecer ao local e horário agendado. O edital do órgão também alerta para a documentação que precisa ser levada ao momento da verificação: Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo junto ao DETRAN; Certificado de Segurança Veicular para veículos movidos a GNV (caso haja), na validade; Certificado de vistoria da SMTR; Comprovante de Residência (se houver alteração); e Certificado da última verificação do taxímetro pelo IPEM.

    O órgão ressalta também que, tanto os taxistas que forem pegos com o equipamento inadequado tanto os que não comparecerem no período especificado, poderão sofrer multas a partir de R$ 500, além de ficarem impedidos de receber a licença. Os veículos já verificados em 2019 com selos 2020, não precisarão passar novamente por esta aferição. “É importante reforçar que, sem esta licença, fica impossível do taxista rodar e exercer sua função. Para evitar que o profissional tenha que ir para outro município e tenha um gasto a mais, realizaremos a aferição na feirinha, pois fica às margens da BR-040, e assim não causa impacto no trânsito”, afirmou o superintendente regional de departamento do IPEM, Luís Fernando Taboada.

    O taxímetro é o aparelho utilizado nos veículos de transporte de passageiros em todo o país para marcar o valor que deve ser quitado ao final da corrida. Para mais informações, o órgão atende diretamente pelo telefone (24) 2249-6881 ou através do e-mail regional.petropolis@ipem.rj.gov.br.

     

    Últimas