• Inverno começa nesta quinta-feira no Hemisfério Sul

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/06/2018 08:59

    Começou na manhã dessa quinta-feira (21) – mais precisamente às 7h07 – o inverno no Hemisfério Sul, estação que terminará no dia 22 de setembro. Enquanto o frio aumenta, o volume de chuvas diminui na região Sudeste, assim como a umidade relativa do ar. Nessa época do ano, há risco de aumento do número de queimadas e incêndios florestais, além de doenças respiratórias.

    Assista: Na alta temporada de inverno, petropolitanos e turistas se aquecem nas cafeterias

    Receita para o inverno: Aprenda a fazer sopa de pinhão com cracóvia e especiarias

    Cuidados com os animais: Gripe Canina: saiba como cuidar do seu bichinho no inverno

    O inverno se caracteriza pela circulação de massas de ar frio vindas do sul do continente, o que causa queda acentuada da temperatura e formação de nevoeiros e névoas úmidas.

    De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), desde a primavera de 2017, a temperatura das águas do Oceano Pacífico Equatorial têm se mantido abaixo da média, caracterizando o fenômeno La Niña. No entanto, a partir da segunda quinzena de abril de 2018, as anomalias atmosféricas típicas do La Niña “enfraqueceram consideravelmente”. Com isso, as condições de neutralidade se estabeleceram durante o mês de maio deste ano em todo o Pacífico Tropical. A expectativa é de que este padrão de neutralidade se mantenha durante o inverno e a primavera de 2018.

    De acordo com o Inmet, há um “indicativo” de que possivelmente o fenômeno El Niño ocorrerá no final da primavera e início do verão 2018/2019. Isso, no entanto, só será confirmado nas próximas previsões climáticas.

    Últimas