• Instituto Chico Mendes tem consultor na cidade

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/05/2016 08:30

    O petropolitano Sérgio Taldo é o mais novo consultor de Desenvolvimento de Mercado Sustentável do Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes (Inpra). A região ganhou um representante para divulgar os programas Procert (Programa de Certificação em Gestão Socioambiental Responsável) e PEA (Programa de Educação Ambiental), Pronec (Programa de Neutralização de Emissões de Carbono). As ações já começaram na última quinta-feira, quando a primeira empresa recebeu a consultoria. As cidades próximas à Região Serrana também receberão instruções de trabalhos como reciclagem de papel, inclusão social e sustentabilidade. 

    Sérgio é engenheiro mecânico e há alguns anos trabalhou também na área de tecnologia da informação. Atualmente, ele atua na promoção de serviços pela internet em sua empresa Crtl+Café. 

    “Fui pescado pelo Instituto e já fazia o trabalho de levar as pessoas para as redes sociais promovendo os produtos e gerando negócios”, fala. 

    De acordo com a superintendente geral do Instituto, Karina Bruno, o objetivo é expandir as ações para todo o Brasil e divulgar os programas na região. “Buscávamos uma representação forte, pois era o que faltava na região. Petrópolis já é conhecida como cidade sustentável e o Sérgio será a pessoa que vai ampliar a rede de sustentabilidade na Serra. Ele irá detectar as empresas que poderão receber o selo e que podem ter os programas. A consultoria consta ainda em instruir os trabalhos a serem realizados na empresa. Todo processo é em prol da sociedade e do meio ambiente”, declarou Karina. 

    A procura pelas empresas consiste ainda em certificá-las pelo programa Procert, que tem o reconhecimento do Pacto Global das Nações Unidas. Ele adota critérios baseados em preceitos éticos de sustentabilidade e em normas técnicas de acordo com as atividades desenvolvidas pelas instituições avaliadas. Todas recebem o formulário de gestão para a elaboração de diagnóstico e uma visita técnica que analisa todos os processos, produtos e serviços relacionados. 

    A primeira parceria foi firmada na tarde da última quinta-feira (5) na Suindara Brasil, em Itaipava. A empresa realiza reciclagem de papel e confecciona produtos ecológicos, sendo alguns deles feitos em papel reciclado de bagaço de cana-de-açúcar. “Já conhecíamos o trabalho da empresa e fizemos o convite para participarem do Procert e demais ações pontuais sustentáveis e de inclusão social. Com nossa reunião, firmamos a parceria e o início dos trabalhos. A Suindara agora passará pelo processo de análise e, tudo estando dentro do esperado pelas normas, receberá o Selo Verde”, conta.

    Ao ganhar o selo, a instituição recebe um certificado acompanhado de recomendações técnicas. O programa pode gerar ainda a elaboração de relatórios de sustentabilidade e demandar a prestação de diversos serviços como educação ambiental, mobilização, eficiência energética, neutralização de emissões, racionamento hídrico, entre outros.

    “No decorrer dos trabalhos, realizaremos várias ações pontuais, em Petrópolis e fora da Região Serrana, com reciclagem de papel, inclusão social e sustentabilidade. Meu trabalho será convidar empresas e escolas públicas e privadas para participar do processo de Certificação Procert, PEA, Pronec e ações pontuais. Além de prestação de serviços com realização de seminários, palestras, oficinas, encontros, dentre outros”, garantiu Sérgio.

    O Instituto Chico Mendes é uma organização não-governamental sem fins lucrativos, de personalidade jurídica e direito privado, regida por estatuto e disposições legais pertinentes. O Inpra  realiza anualmente um fórum internacional, cujo tema deste ano será “Energia limpa e renovável”. O evento acontece no dia 29 de novembro. 


    Últimas