• Instalação de torres da Enel no Jardim Salvador preocupa moradores

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 26/03/2020 19:14

    A instalação de duas torres da Enel Distribuição na Rua Francisco Ventura Ribeiro, no Jardim Salvador, está preocupando moradores. Em 2017, um raio atingiu uma casa próxima a uma torre no mesmo endereço e os vizinhos temem que o  mesmo se repita. 

    A montagem das estruturas começou há cerca de um mês. A moradora Cristina Lima, que teve a casa atingida pelo raio, em 2017, teme que, com a proximidade com que as torres estão sendo instaladas, as casas do entorno fiquem vulneráveis novamente. “Está muito próximo das casas. Quando entramos em contato com a Enel  alegaram que quando fomos morar lá já existiam as torres. Não tinha legislação que impedisse. A partir do momento que tenho uma empresa que faz esse tipo de serviço, que provoca risco, é preciso analisar o entorno”, disse. 

    A instalação preocupa não só Cristina como também a outros vizinhos. “Moro neste terreno há pelo menos 60 anos. E essa linha da torre passa por todo o bairro, sempre foi assim. Quando minha casa pegou fogo em 2017, fiquei 5 meses foram de casa com meu pai e minha mãe doentes. A Enel não ressarciu nem metade do prejuízo que tive”, lamentou. 

    Questionada, a Enel Distribuição Rio esclareceu que linhas de transmissão como as que estão sendo construídas no Jardim Salvador, em Petrópolis, não atraem descargas atmosféricas para a região em que são instaladas. Pelo contrário, as torres e os seus cabos de proteção têm um sistema de aterramento que protege casas próximas à linha. Em caso de ocorrência de raios, o sistema de aterramento instalado junto à linha faz a transferência de energia do raio para a terra sem causar riscos a pessoas nem quaisquer danos às casas vizinhas. A Enel ressaltou ainda que o local de instalação das linhas de transmissão foi previamente definido e aprovado pelos órgãos responsáveis. 

    Últimas