• Inscrições abertas para Maratona Escolar Cidade de Petrópolis 2019

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/08/2019 13:10

    As escolas da rede municipal já podem inscrever os alunos do 5º e do 9º ano do ensino fundamental na Maratona Escolar Cidade de Petrópolis 2019. As fichas de adesão já foram encaminhadas para as unidades de educação e o material deverá ser entregue até o dia 31 de agosto no Departamento de Projetos da Secretaria de Educação.

    A Maratona Escolar Cidade de Petrópolis é um projeto que tem como objetivo fomentar o interesse pela história e geografia do município, além de incentivar o aprimoramento da linguagem e da produção escrita bem como dos conhecimentos matemáticos.

    As provas serão realizadas no Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio de acordo com o cronograma: os alunos do 5º ano realizarão a prova no dia 14 de setembro das 13h às 17h e os do 9º ano, nesse mesmo dia, das 8h às 12h.

    “Queremos estimular o interesse pela pesquisa sobre a nossa cidade, destacando a nossa história, que é tão importante. A maratona é um incentivo e os alunos ficam muito felizes, sobretudo quando são premiados”, garante o prefeito Bernardo Rossi.

    Em 2018, 426 estudantes participaram da prova: 159 do 9º ano e 267 do 5º ano do ensino fundamental.

    “Os resultados da Maratona Escolar também servem como indicador para que a Secretaria de Educação promova atividades direcionadas nas escolas da rede”, explica a secretária de Educação, Marcia Palma.

    Cada unidade poderá inscrever no máximo três alunos e um suplente nas seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, História de Petrópolis e Geografia de Petrópolis. As questões das provas serão elaboradas de acordo com a proposta curricular da rede. As provas de Língua Portuguesa e Matemática constarão de questão objetivas e dissertativas. As provas de História e Geografia de Petrópolis terão também uma parte aplicada (interpretação de tabelas, gráficos e mapas).

    A comissão julgadora será composta por dois professores de matemática, dois professores de língua portuguesa, dois de história e dois de geografia. As quatro primeiras equipes colocadas, por área de estudo, receberão troféus e medalhas. O aluno que, individualmente, obtiver a maior nota entre todos os participantes de seu ano de escolaridade receberá troféu especial.

    A Maratona Escolar foi realizada pela primeira vez no ano de 1952 instituída pela Deliberação nº 355 de 07 de agosto de 1952, passando por regulamentações e deliberações até tornar-se lei em 1979. Atualmente, a lei 5.412 de 20 de agosto de 1998 é a que rege a prova.

    Últimas