Inscrições abertas para capacitação sobre autismo e inclusão
Estão abertas as inscrições para a capacitação "O autista e a inclusão: coversação e docência", que será ministrado pela psicanalista Maria Angélica de Mello Pisetta, nos meses de maio, agosto e novembro, no Liceu Municipal Cordolino Ambrósio, no Centro. O curso é voltado para profissionais que atuam nas turmas de educação infantil da rede municipal de Educação. Estão sendo oferecidas 100 vagas e a inscrição pode ser solicitada através do e-mail petropolissmeinfantil@gmail.com, com o nome do profissional e da unidade escolar onde trabalha.
A formação será dividida em três encontros, nos dias 13 de maio, 20 de agosto e 5 de novembro, das 13h30 às 16h30. “É importante que as unidades escolares inscrevam seus representantes nessa formação, que é inédita. Tenho certeza de que todos os encontros serão proveitosos, sobretudo para tirar as dúvidas sobre as melhores formas de interação pedagógica com os alunos autistas”, explica a secretária de Educação, Marcia Palma.
Além de psicanalista, Maria Angélica Pisetta mestre e doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui especialização em Psicologia Clínico-institucional, modalidade Residência, pela UERJ. É professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, onde integra o grupo de pesquisa Subjetividade, Educação e Cultura (NEPES) e o Grupo de Pesquisa Alteridade Psicanálise e Educação (GAPE). É também pesquisadora associada ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e Adolescência Contemporâneas (NIPIAC), da UFRJ.
Segundo a secretaria de Educação, a rede municipal atende a 212 alunos diagnosticados com autismo. Os estudantes são acompanhados pelo Departamento de Educação Especial e contam com oficinas extracurriculares que são oferecidas no Centro de Referência em Educação Inclusiva João Pedro de Souza Rosa.