• INPE emite alerta de temporal nos próximos dias

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/01/2018 17:00

    A primeira semana de 2018 deve ser de muito calor e pancadas de chuva forte na região serrana do Rio. Por conta do aumento da umidade, previsto para os próximos dias, o Instituto Nacional de Pesquisas Especiais emitiu um alerta indicando as chances de temporal nos próximos dias. 

    Segundo o órgão (CPTEC/Inpe), a temperatura tende a subir durante as manhãs, mas a nebulosidade aumenta nas tardes. A grande carga de umidade sobre a região será reforçada por ventos úmidos da Amazônia, e pela passagem de uma frente fria pelo oceano. Por conta disso, existem chances de pancadas de intensidade moderada a forte entre as tardes, noites e madrugadas, com raios, ventania e até ocasional queda de granizo. A previsão é válida para áreas do Centro-Oeste e Sudeste do país, com maior probabilidade na Região Serrana, onde já choveu bastante na semana passada. 

    O acumulado previsto varia entre 70 a 100 milímetros para esta semana. Mas a maior preocupação é com a grande quantidade de chuva num curto período de tempo. “Tanto a chuva regular de forma persistente quanto a chuva forte num curto período de tempo são perigosas. Essas pancadas de verão, previstas, podem causar inundações, deslizamentos e queda de árvores nessas áreas serranas, que são mais vulneráveis a esse tipo de ocorrência. O acumulado deve ficar nesse nível, e as chuvas tendem a acontecer nas tardes”, explicou o meteorologista Carlos Tognochi, que presta serviços para CPTEC. 

    Em Petrópolis, a Defesa Civil deverá se manter em estado vigilância, e possivelmente atenção para a possibilidade de chuva. É recomendado entrar em contato com o órgão em caso de qualquer sinal de instabilidade no solo ou na estrutura do imóvel. O número é 199. A ligação e o serviço são gratuitos. 

    Últimas