Inpas prorroga censo previdenciário por 90 dias devido à pandemia de Covid-19
O Censo Previdenciário do município, que está sendo realizado pelo Instituto de Previdência e Assistência Social do Servidor Público do Município de Petrópolis (INPAS), foi prorrogado por 90 dias por conta da pandemia da COVID-19. Desde fevereiro, quando começou a coleta, até o momento, mais de 5 mil cadastros já foram iniciados no formulário eletrônico por meio do site do censo do Inpas. A ação de recolhimento dos dados é obrigatória e agora vai até o dia 14 de agosto.
Com o aumento do prazo, o término da verificação dos dados cadastrados será dia 28 de setembro. Assim, os servidores terão mais tempo para realizar o cadastro, que tem o objetivo de atualizar as informações dos servidores públicos efetivos ativos, aposentados e seus dependentes e pensionistas.
“Com a prorrogação da coleta dos dados, os servidores terão mais um tempo para realizar o cadastro, que é muito fácil e sem sair de casa. Este censo é muito importante para o futuro dos servidores. Com os números de servidores atualizados poderemos ter um planejamento mais preciso e um estudo mais apurado sobre as futuras aposentadorias”, destacou o diretor-presidente do INPAS, Louis Neto.
Vale ressaltar que a participação dos servidores é obrigatória, até os afastados ou licenciados, por qualquer motivo, inclusive licença sem vencimentos, férias e servidores cedidos. Aquele que não atender o prazo estabelecido, sem justificativa, terá seu pagamento bloqueado a partir do mês da conclusão do levantamento dos dados, ficando assim o seu restabelecimento condicionado à realização de seu recenseamento.
Leia também: Comsaúde discute aplicação de lockdown em Petrópolis