• Infestação de carrapatos atormenta os moradores do Vicenzo Rivetti

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/01/2017 12:35

    Moradores do Conjunto Habitacional Augusto Ângelo, na rua Vicenzo Rivetti, no Carangola, estão enfrentando problemas com infestação de carrapatos na região do bairro. Segundo eles, o aumento na população dos animais acontece anualmente, sempre na estação mais quente do ano. 

    “Esse é um problema recorrente de todo verão. Dessa vez, começou tem cinco semanas. Dentro de todo o conjunto habitacional é visível. Qualquer cachorro que você vê tem carrapato. Os animais de estimação e também os de rua ficam infestados, e não há o que fazer, porque aparecem muitos. Se você anda pela rua, só de caminhar normalmente já é possível perceber os carrapatos subindo pelas pernas. É um problema sério. Precisávamos de uma limpeza e de uma dedetização urgente”, disse Carlos Eduardo de Oliveira, guia de turismo. 

    A dona de casa Célia Paulina, de 58 anos, que mora há 6 anos no local diz que o motivo pode ser a falta de capina. “Aqui eles deixam o mato crescer muito, principalmente no terreno da construção das casas populares. Tem que tomar muito cuidado com isso. A gente vê tanta coisa, tantas doenças novas ai, e até mortes por causa de carrapatos, que ficamos assustados com tudo isso”, contou. 

    Pelas ruas do bairro, segundo moradores, costumam passar cavalos, já que em outra localidade da região há uma criação de animais. “Esses carrapatos começaram a surgir aqui com os cavalos. Só que os cavalos só passam pela rua e vão direto, mas como esse problema nunca foi erradicado totalmente, a cada ano que passa, quando chega o verão os carrapatos começam a crescer absurdamente” disse Mário Xavier, que também mora próximo ao local. 

    Carrapatos são aracnídeos considerados pragas urbanas, que podem causar reação alérgica e lesões no corpo das pessoas, além de infestar o ambiente. Durante a picada à pele, esses animais estimulam células do organismo a liberar uma substância chamada histamina, que provoca coceira e, se atingir o sangue, espalha-se pelo corpo todo, deixando erupção cutânea e manchas avermelhadas, podendo chegar a causar inchaço em pessoas alérgicas. Apesar de ser uma praga considerada quase que incontrolável, é possível evitar e tratar os efeitos desses animais fazendo o seguinte:

    – Aplicar inseticida no ambiente. Se os carrapatos estiverem espalhados, chame uma empresa especializada.

    – Usar repelente diariamente e evitar contato com animais infestados. É recomendado utilizar botas de borracha.

    – Lave as botas e roupas com sabão de coco, seque-as ao sol. Ao chegar em casa tome banho, lave o cabelo e veja se há carrapatos na roupa, na pele ou na cabeça. 


    Últimas