• Inea autoriza uso de aterro por mais 30 dias

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/09/2017 16:50

    O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) autorizou ontem a Prefeitura a voltar a despejar o lixo no aterro controlado de Pedro do Rio. A autorização temporária é de 30 dias e foi dada após técnicos do instituto realizarem uma vistoria no local. O aterro estava fechado desde a última segunda-feira (18) quando expirou a licença de urgência concedida pelo Inea.

    O impasse em relação ao destino final do lixo começou no dia 29 de julho, quando a licença que permitia o despejo dos resíduos domiciliares no aterro de Pedro do Rio perdeu a validade. Na época a empresa responsável pela coleta de resíduos na cidade, Força Ambiental, começou a levar o lixo para um aterro particular em Três Rios. No entanto, uma decisão do desembargador federal Ricardo Perlingeiro, da 5ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, suspendeu as atividades no terreno, que fica às margens da rodovia BR-040, na altura do quilômetro 17. A liminar expedida pela justiça é referente a ação civil pública proposta pelo Instituto Ambiental Conservacionista 5ª Elemento, que questiona as licenças e intervenções feitas no local, como o corte de árvores.

    Em nota, a Prefeitura informou que, neste período de 30 dias, vai acompanhar o desdobramento jurídico em relação ao aterro particular de Três Rios e, caso a área não possa ser usada quando a nova licença do Inea expirar, a empresa Força Ambiental terá que contratar um novo aterro para depositar o lixo coletado no município. Por dia, são recolhidos na cidade em torno de 400 toneladas de resíduos.



    Últimas