• Identidade visual do Museu Casa do Colono conta com legendas bilingues para visitantes

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 16/12/2019 11:48

    “O clima ameno de Petrópolis, a sombra dos natos e a frescura das águas correntes são salutares remédios”. O trecho é de um artigo do Arquivo Médico Brasileiro, de 1847. A frase está destacada em um dos painéis que integram a nova identidade da exposição de longa duração do Museu Casa do Colono, inaugurada na quinta-feira (12.12). Além dos painéis expositivos, a mostra passou a contar com vitrines, suportes museográficos e legendas bilíngues, tudo para garantir aos visitantes do Museu, uma experiência inesquecível.

    O projeto responsável pela nova identidade é um dos aprovados na Seleção de Projetos Artísticos Culturais do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE) da Prefeitura de Petrópolis e foi financiado pelo Fundo Municipal de Cultura.

    Leia também: Exposição permanente da Casa do Colono ganha nova identidade visual

    “Mais informações, imagens e visual para essa casa do século 19 que conta um pouco sobre a história daqueles que ajudaram a construir a cidade. O mais interessante é que o projeto é resultado da seleção de projetos e mostra o empenho das pessoas nesse resgate cultural. Agradeço aos colaboradores do Museu, a equipe que recebe os visitantes e aproveito para convidar os petropolitanos para que eles também se apropriem dessa história. Só conseguimos projetar o futuro, quando entendemos o nosso passado”, explicou o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esporte, Marcelo Florêncio.

    Miriam Barrutia, designer responsável pelo projeto idealizado pela Partes Design, salientou que o trabalho de pesquisa e confecção durou cerca de cinco meses. “Conheci o museu, pesquisei sobre a história, costumes, cores e chegamos a esse resultado que atendeu a expectativa que é a de tornar a informação mais acessível, com versão em inglês também, tonando o museu ainda mais acolhedor para os visitantes”, contou.

    Valdir Marcolino, um dos amigos do Museu, aprovou a iniciativa. “Ficou bonito, fácil de ler e muito interessante. Vai fazer sucesso”, disse.

    Além da inauguração, um café da manhã colaborativo também foi realizado no Museu. “A exposição mostra os detalhes da construção de Petrópolis e legado deixado pelos colonos, vale a pena visitar e conhecer essa nova identidade. No café da manhã, reunimos a equipe e os colaboradores para fechar o ano com alegria, mostrando o quanto esse museu é querido na nossa cidade”, disse a museóloga Ana Carolina Vieira.

    O Museu Casa do Colono fica na Rua Cristovão Colombo, 1034 – Castelânea, e funciona de terça-feira à domingo, das 8h30 às 16h, com entrada gratuita. O museu também oferece visitas guiadas e contação de histórias. Mais informações, através do telefone (24) 22473715.

     

    Últimas