• Hotéis registram média de 80% de ocupação no feriado prolongado

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/04/2016 08:25

    O feriado prolongado está movimentando a rede hoteleira em Petrópolis. A média de ocupação, segundo dados da Fundação de Cultura e Turismo, é de 73,92%, sendo que a maior taxa está no 1º distrito, que engloba a região do Centro e arredores – 88,98%. Já nos demais distritos, como Corrêas, Nogueira, Itaipava, Araras, Pedro do Rio e Posse – 59,36%. Essas são as taxas para o período de 21 a 24 de abril, que compreende o feriado de Tiradentes e São Jorge, no sábado. 

    Para os donos de pousadas e hotéis, o feriado veio em boa hora, uma vez que a cidade está sentido o impacto das crises política e econômica, que causaram um esvaziamento no setor, principalmente na vinda de grupos de turismo, que caiu 80% em 2016. Além do feriado prolongado ser um atrativo para os visitantes, eventos como o encontro de motos, com proprietários de Harley-Davidson, no Parque Municipal de Itaipava, dos dias 21 a 23, também contribuíram para atrair turistas para a cidade. 

    Segundo o gerente da Pousada 14 Bis, que fica na Rua Santos Dumont, Francisco José, a média de ocupação para o feriado é de 80%, mas deve aumentar nos próximos dias. Os visitantes vêm do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. De acordo com Francisco, essa já é a média esperada para feriados prolongados e vai ajudar a movimentar a pousada que teve uma queda de 30% de ocupação nos fins de semana. A Pousada oferece, ao todo, 30 quartos, que acomodam até 90 pessoas. O gerente acrescenta ainda que está na expectativa para a alta temporada que começa em junho. Durante a Bauernfest, festa que homenageia a cultura alemã na cidade, a perspectiva é de alcançar 100% de ocupação. 

    Em Itaipava, o Bomtempo Resort optou por trabalhar com tarifa de baixa temporada, mesmo no feriado. Com isso, ofereceu pacote com o mínimo de duas diárias dos dias 21 a 24. Até ontem, a ocupação estava em torno de 85%. Segundo Flávio Paes, coordenador de eventos do Hotel, a procura por hospedagem caiu muito este ano. Ele estima que a queda seja de 60%. “Estamos fazendo de tudo para que essa situação melhore nos próximos meses, quando entramos no período de alta temporada”, disse. O resort conta com 12 chalés e 22 apartamentos, que acomodam até 100 pessoas. 

    A cidade conta com 60 pousadas, 29 hotéis, três resorts de montanha, cinco spas e 7 hostels. No primeiro distrito e arredores se concentram 2.830 leitos e nos demais distritos 2.649.


    Últimas