• Hospital Unimed registra aumento nos atendimentos a pacientes com síndrome respiratória

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 13/08/2020 18:30

    O número de atendimentos a pacientes com sintomas de síndrome respiratória na urgência do Hospital Unimed Petrópolis aumentou em cerca de 28% no último mês. Embora durante o inverno seja comum o aparecimento de doenças respiratórias, a situação de pandemia do coronavírus agrava a situação. A unidade faz um alerta para que as pessoas se cuidem e mantenham as medidas de higiene e distanciamento social para evitar a disseminação do novo coronavírus. 

    O diretor-presidente da Unimed Petrópolis, Rafael Gomes de Castro, gravou um vídeo que circula nas redes sociais em que faz o alerta para que a população mantenha as medidas de prevenção ao coronavírus. Ele está em isolamento domiciliar por ter tido contato com pessoas contaminadas pelo coronavírus. 

    Leia também: Saúde confirma mais 64 casos de Covid-19 em Petrópolis: já são quase 4,3 mil exames positivos para a doença

    “Nesses últimos 10 dias de agosto, aumentaram muito os números de pacientes  com sintomas respiratórios no nosso pronto atendimento. Aumentou o número total de atendimentos, aumentou o número total de pacientes sintomáticos respiratórios e muitos, inicialmente com tomografia, mostrando comprometimento. Vamos reativar nossa campanha: por favor, cuidem-se, higienizem-se, usem máscara o tempo todo. Não vamos fazer o relaxamento social. Não precisamos de isolamento, mas não precisamos fazer um relaxamento social completo”, disse Rafael. 

    O aumento dos casos não está diretamente relacionado ao coronavírus, mas a situação é alarmante, já que a síndrome respiratória é um dos principais sintomas da Covid-19. Entre os dias 11 de junho e 10 de julho foram atendidos 509 pacientes com síndromes respiratórias. Já entre 11 de julho e 1º de agosto, esse número subiu para 651 pacientes, uma variação de cerca de 28% a mais. Em julho, o Hospital atendeu 222 pacientes positivos para covid, e nestes primeiros dias de agosto o número chega a 357 atendimentos.

    Leia também: Saúde oferecerá testes rápidos para Covid-19 no Duques e na Posse nesta quinta-feira

    Segundo a prefeitura, esses números no entanto não refletem a situação observada pela Secretaria de Saúde no município, em suas unidades do SUS, uma vez que no hospital da rede privada são atendidos pacientes de outros municípios. 

    A prefeitura também menciona o aumento natural do número de casos de sindromes respiratórias em pacientes portadores de doenças de fundo respiratório durante o inverno e ressalta que pacientes com sintomas respiratórios não são necessariamente portadores de Covid-19.

    Veja o vídeo:

    Últimas