• Hospital Nossa Senhora Aparecida já está com quase 50% dos leitos ocupados

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/05/2020 15:35

    Inaugurado há uma semana, o Hospital Nossa Senhora Aparecida (antiga Casa Providência), no Valparaíso, já está com quase 50% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados. O hospital começou a funcionar no dia 2, com 37 leitos exclusivos para atendimento de pacientes com suspeitas ou confirmações de Covid-19 e, até a manhã deste sábado (9), 17 pessoas já estavam internadas.

    O hospital atende pacientes da rede pública de saúde por meio de um convênio com a Prefeitura. “O que mais chama atenção nisso tudo é a quantidade de pessoas que estão nas ruas. Filas de carros e estacionamentos lotados, como se nada estivesse acontecendo. Vai chegar um momento em que não teremos mais leitos para tratar todos os doentes” , alertou o diretor da unidade, Alexandre Pessurno.

    Ele disse que na próxima semana serão contratadas mais equipes para agilizar a segunda parte da obra no hospital, que vai garantir a implantação de mais 34 leitos de UTI. A previsão inicial era inaugurar esses espaços em julho, mas, diante do aumento dos casos, a intenção é adiantar para o próximo mês.

    “O que vamos ter mais dificuldade nesse processo de criação de mais leitos é a contratação de profissionais de saúde para atuarem. No Hospital Clínico de Corrêas, já são 49 profissionais afetados por suspeita da doença”, informou o diretor, fazendo um apelo à população: “as pessoas precisam ficar em casa e se conscientizar. A a situação é grave e séria”.

    Ao todo, a cidade conta com 58 leitos de UTI exclusivos para tratamento de Covid-19. Além das vagas no Nossa Senhora Aparecida há leitos no Hospital Clínico de Corrêas (11) e no Hospital Municipal Nelson de Sá Earp (10).

    O município também tem convênio com o Santa Teresa e SMH, que podem disponibilizar leitos caso haja necessidade. E esta semana, o governo Municipal anunciou que pode transformar a UPA de Cascatinha em unidade exclusiva para tratamento do novo coronavírus, com a implantação de 25 leitos de UTI.

    Leia também: Petrópolis recebe insumos para garantir estoque contra a COVID-19

    Últimas