• Hospital Casa Providência será reaberto em maio

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/01/2019 16:00

    Um grupo de médicos vai reabrir o antigo Hospital Casa Providência. A unidade, que vai contar com 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 50 leitos clínicos, vai se chamar Hospital Nossa Senhora Aparecida e vai prestar atendimento para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), de convênios e particulares. A previsão é que a nova unidade seja inaugurada em maio.

    Leia também: Pacientes têm dificuldade para marcar consultas no Hospital Municipal Nelson de Sá Earp

    "As negociações com a antiga administração começou há cerca de quatro meses. Fizemos visitas na unidade e com o investimento está sendo projetado. A nossa intenção é que 100% de toda a capacidade do antigo hospital seja reaberta. A parceria com o Estado, a Prefeitura e os convênios vai permitir desafogar as filas e atender a demanda atual da cidade, principalmente de leitos de UTI e de clínica médica", explicou o administrador Alexandre Pessurno. "A  Prefeitura tem uma necessidade diária de 30 a 40 leitos de clínica médica, acreditamos que vamos conseguir ajudar a reduzir esta demanda", ressaltou. Também fazem do grupo, os médicos Marco Paulo Viana Cordeiro e Haroldo Kurike.  

    O investimento com a reabertura do hospital é de cerca de R$ 5 milhões e a previsão é gerar cerca de 130 empregos – entre médicos, enfermeiros, técnicos, pessoal de apoio e administrativo. As obras já começaram e parte da área destinada à clínica médica já está pronta. "Aproveitamos o segundo andar que estava com as instalações preservadas. A obra agora está voltada para a UTI. O antigo hospital contava com sete leitos e nós vamos oferecer 30", comentou Alexandre.

    Paralelo às obras, o grupo também está iniciando o processo de credenciamento dos leitos para que possam ser usados pelos pacientes do Sistema Único de Saúde. Segundo Alexandre, as tratativas estão acontecendo com a Vigilância Sanitária do Estado. "Os leitos serão oferecidos tanto para o governo do Estado quanto para a Prefeitura, e este processo de credenciamento é burocrático, por isso, já estamos iniciando as negociações", disse o administrador. 

    Além dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva e clínica médica, o novo hospital vai oferecer também exames de imagem e em uma segunda etapa, o serviço de emergência. "Queremos usar 100% da capacidade do prédio. Neste primeiro momento, vamos inaugurar os leitos de UTI e clínicos, mas em breve estaremos em pleno funcionamento", frisou Alexandre.

    O prédio do Hospital Casa da Providência foi usado pela Unimed por quatro anos. Em 2014, a cooperativa arrendou o imóvel e instalou no local um atendimento de oncologia e tratamento infusional. Em janeiro do ano passado, a Unimed entregou o prédio e transferiu os pacientes para sua unidade, própria, no Bingen.

    Casa Providência fechou as portas depois de 50 anos

    Depois de 50 anos de atividades, o Hospital Casa Providência fechou as portas no dia 31 de dezembro de 2012. A unidade filantrópica vinha se desentendendo com a Secretaria de Saúde em relação a verbas. Na época, a direção da unidade alegou que somente uma suplementação impediria o encerramento permanente dos serviços.

    Além de 26 leitos de maternidade, o hospital oferecia atendimento de emergência, leitos de UTI e clínica médica. Cerca de 300 pessoas trabalhavam na unidade, que ofertava aproximadamente seis mil atendimentos por mês.

    Últimas