• Horário de Verão começa à meia noite deste domingo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 15/10/2016 09:00

    Começa amanhã em dez estados e também no Distrito Federal o Horário Brasileiro de Verão. Em função disso, todos os relógios devem ser adiantados em uma hora a partir do primeiro minuto do domingo.

    A mudança temporária no horário de milhares de cidades brasileiras, que vai até fevereiro do ano que vem, tem como principal objetivo estimular a economia de energia, com o aproveitamento da luminosidade natural. Com isso, o governo pretende economizar R$ 4 bilhões ao ano, deixando de investir em mais geração e sistemas de transmissão de eletricidade. 

    Segundo um levantamento feito pelo Ministério de Minas e Energia, nos últimos dez anos a medida tem possibilitado uma redução média de 4,5% na demanda por energia no horário de maior consumo.

    No entanto, para que toda essa economia aconteça em algumas cidades, justamente no período de temperaturas mais altas, é preciso saber economizar. Isso porque em estados como o Rio de Janeiro, por exemplo, no mesmo período em que vigora o horário de verão, aumenta a demanda de energia para o uso de aparelhos como ventiladores, ar-condicionado e até mesmo dos refrigeradores. 

    Quem tem comércio já pensa em economizar. “Aqui a gente não tem ar-condicionado, e toda a refrigeração é feita com base na ventilação. Então não teremos esse gasto excessivo. No entanto, como vendemos bebidas alcoólicas, precisamos estar com os refrigeradores sempre operando em baixíssima temperatura. Como nesse período o calor é excessivo, ao abrir e fechar a geladeira por muitas vezes, acabamos gastando mais energia”, explicou Luiz Fernando Roza, proprietário de uma lanchonete.

    Cuidados para economizar

    Para conscientizar a população com relação ao perigo do gasto excessivo de energia no verão, a concessionária de energia elétrica responsável pelo abastecimento do interior do estado, a Ampla, listou algumas dicas para que os clientes possam aproveitar o novo horário e adotar novos hábitos visando à economia de energia.

    Entre elas está: dar preferência para lâmpadas fluorescentes compactas em locais que ficam com as luzes acesas mais de quatro horas, pois elas consomem menos e duram dez vezes mais; ao comprar um eletrodoméstico, verificar se ele possui o Selo Procel de Economia de Energia classe A, que são os campeões da economia; não ligue muitos aparelhos na mesma tomada com o uso de benjamins, porque pode provocar aquecimento nos fios, causando desperdício de energia e até mesmo acidentes graves; verificar as condições das instalações elétricas periodicamente; pintar paredes e tetos com cores claras, que refletem melhor a luz; usar a iluminação dirigida para leitura, como abajures e luminárias e desligar as chaves gerais da residência em caso de viagem. 

    Além disso, outros cuidados básicos devem ser tomados como: não utilizar a parte de trás da geladeira para secar objetos; juntar o máximo de peças de roupas para passá-las de uma única vez; dar preferência aos ferros a vapor, tomar banhos rápidos e, se possível, com a chave de temperatura na posição “verão”, o que pode reduzir o consumo em até 30%; evitar entrada de sol e calor em ambientes com ar-condicionado e lavar de uma só vez a quantidade máxima de roupas indicadas pelo fabricante das máquinas.

    Últimas