• Homenagens e bolo marcam comemorações pelo aniversário de 176 anos de Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 16/03/2019 14:29

    Homenagens e os parabéns a Petrópolis marcaram as comemorações dos 176 anos de Petrópolis, neste sábado, 16 de março. Tanto D. Pedro II, que idealizou a cidade, quanto o major Julio Frederico Koeler, que a projetou, foram lembrados no feriado de aniversário do município, no Centro Histórico. As celebrações contaram ainda com a distribuição de 100 quilos de bolo para a população, com a presença de “ilustres convidados” marcantes na história de Petrópolis: atores interpretando a Princesa Isabel e o inventor Santos Dumont. Ainda neste sábado, à noite, às 19h, haverá um culto solene, no Palácio de Cristal.

    Missa na Catedral de São Pedro de Alcântara. Foto: Bruno Avellar / Tribuna de Petrópolis

    As comemorações tiveram início pela manhã, com a celebração de uma missa na Catedral de São Pedro de Alcântara, pelo Bispo Diocesano de Petrópolis, Dom Gregório Paixão. Em seguida foi feita a homenagem à Koeler na Praça Princesa Isabel, onde estão os restos mortais do alemão naturalizado brasileiro. Já na Praça D. Pedro, em frente à estátua do Imperador, a prefeitura também homenageou D. Pedro II.

    Homenagem ao major Julio Frederico Koeler. Foto: Bruno Avellar / Tribuna de Petrópolis

    Na Praça D. Pedro, ainda para marcar a data, mil fatias de bolo de aniversário foram distribuídas para a população. Quem acompanhou a festa elogiou a cidade. “Gosto muito dessa cidade, gosto de tudo. É uma cidade boa para morar”, explicou a aposentada Zeneide Bento de Medeiros, que foi para a praça cantar parabéns para a cidade. A homenagem também contou com descendentes dos colonos alemãs, que ajudaram a construir a cidade. “Meu avô veio para Petrópolis junto com os colonos e hoje vim comemorar o aniversário da cidade”, explicou a aposentada Dulce Mariana Plantz. “Ele pagou as terras dele aqui fazendo carvão para a fábrica de Cascatinha. A história da nossa família é muito bonita”, falou a filha dela, a advogada Vania Maria da Silva, que também comemorava seu aniversário neste 16 de março.

    Outra descendente que acompanhou as comemorações foi a aposentada Sylvia Tannenbaum, que ganhou um dos primeiros pedaços de bolo das mãos do prefeito. “Sou bisneta de colono. Nasci e morei a minha vida toda aqui. Adoro Petrópolis”, disse.

    Homenagem a Dom Pedro II. Foto: Bruno Avellar / Tribuna de Petrópolis

    Neste sábado, um culto solene, celebrado pelo Comempe, com mensagem do Bispo Anderson Caleb, encerra o dia de comemorações. Mas elas continuam até este domingo (17.03). A Rua do Imperador – no trecho entre a Praça Dom Pedro e a Rua Marechal Deodoro – vai contar com uma série de atividades recreativas e de lazer voltadas para o público infantil, com atividades das 8h às 16h. Uma parceria do Sesc com a prefeitura. Já no Centro de Iniciação ao Esporte, no Caxambu, acontece a Copa Imperial de Basquete, a partir das 9h.

    Neste 16 de março, as homenagens foram acompanhadas também pelo vice-prefeito Baninho; o presidente da Câmara Municipal, Roni Medeiros; os integrantes da Família Real Dom Francisco de Orleans e Bragança e Dom Manuel de Orleans e Bragança; membros do Instituto Histórico de Petrópolis; vereadores; secretários municipais, comandantes dos batalhões da cidade, entre outras autoridades. 

    Últimas