• Homem é preso em flagrante após jogar pedra em um ônibus no Fragoso

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/11/2020 14:51

    Um homem foi preso em flagrante por dano ao patrimônio público após jogar uma pedra no para-brisa de um ônibus que faz a linha 520 – Fragoso, da Viação Cascatinha, na tarde de segunda-feira (16). De acordo com a empresa, o veículo era zero quilômetro e tinha sido recém-adquirido de fábrica. A ação aconteceu a poucos metros do ponto final da localidade. Ninguém ficou ferido.

    Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Petrópolis (Setranspetro), os rodoviários informaram que o homem já havia provocado outros atos de vandalismo durante a operação. “Ele brigava com os motoristas, chutava a lateral do ônibus, arrebentava a corda da campainha e até urinava no coletivo. Dessa vez, esperou o ônibus parar no ponto para jogar a pedra”, contou um inspetor da Cascatinha.

    A Polícia Militar (PM) foi acionada e o caso registrado na 105ª Delegacia de Polícia (DP), no Retiro. Quatro pessoas testemunharam o fato e prestaram depoimento. A operação na região foi restabelecida por volta das 16h30. Ao todo, segundo o Setranspetro, duas viagens foram perdidas.

    Durante todo este ano, as empresas de ônibus registram centenas de casos de vandalismo na frota. Entre os problemas mais comuns encontrados nos veículos estão os bancos rasgados, pichações, quebras de vidro e excesso de lixo. 

    O Setranspetro esclarece que a conscientização dos passageiros é fundamental para a qualidade dos serviços prestados pelas empresas e para evitar custos excessivos para o sistema, elevando o preço da tarifa, principalmente em período de pandemia. O sindicato ainda lembra que a depredação dos ônibus é crime previsto no artigo 163 do código penal.

    “Lamentamos o ocorrido, mas que esse caso sirva de exemplo para todos. Se o suspeito for identificado, poderá ser preso e arcar com as despesas para a manutenção do ônibus. E se for menor de idade, os responsáveis é que devem responder e custear os reparos. Além do prejuízo financeiro, que é absorvido pelas empresas, certamente os mais prejudicados são os clientes, que precisam ficar mais tempo aguardando o ônibus passar por reparos”, disse Carla Rivetti, gerente do sindicato.

    O Setranspetro destaca ainda que as empresas vão ampliar a observação das câmeras de circuito interno para tentar identificar possíveis pessoas que estão praticando qualquer tipo de ação de vandalismo. Os passageiros também podem contribuir, informando ao Disque Denúncia da Polícia Militar, pelo número (24) 2242-8005 ou pelo WhatsApp (24) 99324-5499.

    Últimas