• Handebol reúne mais de 200 atletas em 45 jogos na fase final do Jeups

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/09/2019 15:45

    O handebol vai reunir cerca de 200 atletas em 45 partidas na fase decisiva dos Jogos Estudantis Unificados de Petrópolis (Jeups) até a próxima sexta-feira (6) no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), no bairro Caxambu. A modalidade começou a ser disputada na segunda (2) pelas escolas classificadas para as finais nas categorias sub-13, 15 e 18. A tabela com toda a programação dos jogos pode ser encontrada no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

    São oito equipes classificadas em cada categoria dos esportes em quadra – no entanto, o basquete, no sub-18 masculino, e o futsal, no 15 e 18 masculino, participaram 16 escolas. Após a realização do handebol, será a vez dos jogos de futebol de campo. “O esporte é sinônimo de saúde e qualidade de vida. Os jogos estudantis estimulam a participação dos jovens, criando o hábito de praticar alguma atividade”, afirma o superintendente de Esportes e Lazer, Leandro Kronemberger.

    Leia também: Fase final do vôlei no Jeups começa nesta quinta-feira

    Nesta fase final, acontecem 212 partidas em cinco modalidades, com a participação de 247 equipes, reunindo cerca de 2 mil alunos. Este ano marcou o número recorde de escolas participantes: 50. Em 2016, apenas 19 participaram. Em 2017 foram 41 e no ano passado 44. “O fortalecimento dos jogos estudantis é uma marca da nossa gestão, com a participação de mais colégios e alunos”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

    Como novidade para este ano, a prefeitura fez uma parceria com a Banco de Sangue Santa Teresa. As instituições de ensino que levarem o maior número de pessoas para a mobilização ganharão pontos equivalentes aos esportes em disputa no Jeups. Serão aceitas doações até o dia 30 de setembro. “Como as escolas podem conseguir pontos, a gente acredita que a campanha vai aumentar o número de doações diárias durante a segunda fase”, disse Vinicius Paulo Neves Pereira, captador de doações.

    Também novidade para 2019, o projeto Selecionados Jeups está na cabeça dos atletas. Serão formadas seleções com os principais atletas das categorias sub-15 e 18 no basquete, handebol, vôlei e futsal (apenas no feminino, já que no masculino a Liga Petropolitana de Desportos representa a cidade). Uma comissão de professores está avaliando o desempenho dos estudantes. “Na próxima semana, vamos anunciar a seleção de, pelo menos, uma das modalidades que já se encerraram”, garante o superintendente.

     

    Últimas